segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nomeado novo secretário do Instituto para as Obras de Religião

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Instituto para as Obras de Religião (IOR) tem um novo secretário. Trata-se de Dom Batista Mario Salvatore Ricca, que foi nomeado “ad interim”, com a aprovação do Papa Francisco, como secretário do órgão.

A nomeação do novo prelado foi feita pela Comissão de Cardeais para a vigilância do IOR, presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone. A função de Dom Ricca, segundo as declarações do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, é ser secretário dos encontros da Comissão Cardinalícia e assistir aos encontros de superintendência, segundo os Estatutos do Instituto.

Dom Batista Ricca faz parte do Serviço Diplomático, junto à Secretaria de Estado, e é diretor da Casa Santa Marta, Casa Internacional Paulo VI, Casa Romana Sacerdotal e Casa São Bento. O novo prelado substitui Dom Piero Pioppo, atual Núncio Apostólico em Camarões e Guiné Equatorial, que desenvolveu tal cargo de 2006 a 2010.

Com a nomeação de Ernst Von Freyberg, presidente do IOR, e Dom Ricca, a Comissão Cardinalícia ocupa as duas importantes posições previstas pelos Estatutos do IOR, que estavam vacantes por muito tempo, conclui padre Lombardi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário