quarta-feira, 5 de junho de 2013

Francisco destaca que cristãos são porta-vozes da verdade do Evangelho

Missa com o Papa


Santo Padre falou da linguagem utilizada pelos cristãos, que é a da verdade do amor, como filhos de Deus
 
Da Redação, com Rádio Vaticano
 
Os cristãos não usam uma linguagem “socialmente educada”, tendente à hipocrisia, mas são porta-vozes da verdade do Evangelho com a mesma transparência das crianças. Este foi o ensinamento proposto pelo Papa Francisco na homilia desta terça-feira, 4, na Capela da Casa Santa Marta.
 
A homilia foi perpassada pela cena evangélica do tributo a César e do questionamento de fariseus a Cristo sobre a legitimidade daquele tributo. “Quando perguntam, com palavras macias, açucaradas, se é lícito ou não pagar impostos a César, eles tentam demonstrar-se amigos, mas é tudo falso!”, disse.

 Francisco destaca que cristãos são porta-vozes da verdade do Evangelho
Papa Francisco durante homilia na manhã desta terça-feira, 4, na Capela da Casa Santa Marta. Foto: L’Osservatore Romano/Rádio Vaticano
 
Francisco prosseguiu explicando que “eles não amam a verdade, mas somente a si mesmos e assim, tentam enganar, envolver os outros na mentira. Têm o coração mentiroso, não podem dizer a verdade”.
 
Esta linguagem, segundo enfatizou o Santo Padre, é a linguagem da corrupção, da hipocrisia, e parecendo ser persuasiva, leva ao erro e à mentira. “Quando Jesus diz a seus discípulos, diz que seu modo de falar deve ser ‘sim, sim’ ou ‘não, não’, porque a hipocrisia não fala a verdade, porque a verdade não está nunca sozinha: está sempre com o amor. Não há verdade sem amor”.
 
O Pontífice lembrou que a docilidade que Jesus quer do ser humano não está relacionada a uma adulação, a um modo “açucarado” de ir adiante, mas sim uma docilidade simples, como uma criança, sem hipocrisia.
 
“Que o nosso falar seja evangélico, irmãos! Os hipócritas que começam com a adulação acabam procurando falsas testemunhas para acusar quem haviam adulado. Hoje, peçamos ao Senhor que o nosso modo de falar seja simples, como o de filhos de Deus, que falam com a verdade do amor”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário