Por Daniel Machado
Enviado especial a Roma
Enviado especial a Roma
Nesta sexta-feira, 1º, a Igreja viveu o seu primeiro dia sem o Papa. Um momento para se refletir e rezar por este período de “Sé vacante”. Neste tempo, a Sé Apostólica fica sob o governo do Colégio dos Cardeais e nenhum assunto que corresponde ao Sumo Pontífice, em vida ou no exercício das funções, pode ser pronunciado, justamente porque a Cátedra de Pedro está vazia.
Segundo a tradição greco-romana, a cátedra é o lugar do ensinamento e da transmissão dos valores, sendo então a Cátedra de Pedro o lugar onde o Papa exerce o mandato de Jesus de confirmar seus irmãos na fé, nos sacramentos, nos ensinamentos. “A Cátedra de Pedro vazia, nos lembra que estamos ansiosos aguardando que o Senhor nos doe um pastor segundo o Seu coração”, diz Padre Flávio Medeiros, sacerdote brasileiro que faz parte da equipe de cerimoniários da Basílica de São Pedro.
Padre Flávio mora há mais de 8 anos no Vaticano, e praticamente todos os dias, se depara com um monumento que se encontra no final do interior da Basílica de São Pedro. Trata-se da Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri) construída pelo artista italiano Lorenzo Bernini entre os anos de 1647 a 1653. “Este monumento tem um valor importante do ponto de vista espiritual e sobrenatural, porque dali muitos Papas proclamaram dogmas importantíssimos da nossa fé, como o dogma da Imaculada Conceição de Maria, pelo Papa Pio IX, e o dogma da Assunção de Maria, pelo Papa Pio XII”, disse padre Flávio.
“Este monumento é também um relicário porque, segundo a tradição, conserva os restos da verdadeira cadeira de Pedro. Além disso ela é como que protegida por quatro grandes ‘gigantes’, que são os padres da Igreja; de um lado, Santo Ambrósio de Milão e Santo Agostinho de Hipona, e por trás dela, Santo Atanasio de Alexandria e São João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla” diz padre Flávio.
Padre Flávio também nos explicou um detalhe muito importante e providencial para este tempo de Sé vacante. “O artista Bernini quis que a Cátedra fosse de fato aquilo que Jesus desejou para o serviço do apóstolo Pedro, quer dizer, a Cátedra desce do alto como um dom divino. E neste primeiro dia de Sede vacante, nós temos esta certeza de que a Cátedra é de direito divino e que este ministério é assistido pelo Espírito Santo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário