quinta-feira, 17 de outubro de 2013

“Cristão ideológico” é doença grave, alerta Papa em homilia

 

Missa na Casa Santa Marta


Papa alertou para o risco dos cristãos transformarem a fé em ideologia e acabarem fechando as portas que conduzem a Deus


Da Redação, com Rádio Vaticano

“Cristãos ideológicos” é doença grave na Igreja, afirma Papa
Em Missa, Papa alertou para o risco de transformar a fé em ideologia / Foto: Arquivo/Rádio Vaticano
 
 
Se um cristão se torna discípulo da ideologia, perdeu a fé. Foi o que destacou o Papa Francisco na Missa desta quinta-feira , 17, na Casa Santa Marta. O Pontífice advertiu os cristãos para uma atitude de “chave no bolso e porta fechada” e reiterou que quando não se reza se abandona a fé e se cai na ideologia e no moralismo, pois a oração é a chave que abre a porta da fé.
 
“Hoje Jesus nos fala desta imagem de fechamento, é a imagem daqueles cristãos que têm em mãos as chaves, mas a levam embora, não abrem a porta. Antes, pior ainda, param na porta e não deixam entrar e assim fazendo nem eles entram. A falta de testemunho cristão faz isso”, observou o Pontífice.
 
O Papa explicou que isso acontece quando a fé se transforma em ideologia. Jesus não está nas ideologias, que são sempre rígidas. E esta ideologia, segundo disse o Santo Padre, assusta, afasta as pessoas da Igreja. “É uma doença grave esta dos cristãos ideológicos”.
 
Sobre o que leva, então, os cristãos a se tornarem assim, Francisco disse que a explicação é a perda da fé, a falta de oração, pois a chave que abre a porta da fé é justamente a oração.
 
“Quem não reza é um soberbo, um orgulhoso, seguro de si mesmo. Não é humilde. Procura a própria promoção. Ao contrário, quando um cristão reza, não se afasta da fé, fala com Jesus”.
 
Francisco advertiu, por fim, que há uma diferença entre rezar e dizer orações. Quando reza, o cristão fala com Deus de coração para coração. “Peçamos ao Senhor a graça, primeiro: não deixar de rezar, para não perder a fé, permanecer humildes. E assim não nos tornaremos fechados, que fecham o caminho para o Senhor”.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário