sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Santa Sé acolhe voto da ONU que torna Palestina Estado Observador

Rádio Vaticano

A Assembleia Geral da ONU reconheceu nesta quinta-feira, 29, a Palestina como Estado Observador não membro. Estados Unidos e Israel votaram contra. A resolução recebeu 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções.

A Santa Sé declarou que a decisão da Assembleia Geral "exprime os sentimentos da maioria dos membros da comunidade internacional e concede aos palestinos uma presença mais significativa no seio da ONU".

No mesmo comunicado, o Vaticano lembra a "posição comum da Santa Sé e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) sobre o acordo fundamental (Basic Agreement) de 15 de Fevereiro de 2000 para o reconhecimento de um status especial internacional para a cidade de Jerusalém".

A Santa Sé convida os responsáveis dos dois povos, Palestina e Israel, a retomarem as negociações em boa fé na sincera procura de uma paz duradoura.

Esta decisão da Assembleia Geral da ONU foi motivo de alegria para os palestinos que em Ramallah festejaram este momento histórico. Aos poucos surgiram as reações à decisão. O embaixador de Israel junto à ONU, Ron Prosor, considerou "ser um passo atrás no processo de paz". Também a embaixadora dos Estados Unidos, Susan Rice, considerou ser um "obstáculo no caminho para a paz".

O novo estatuto de Estado observador permitirá à Palestina fazer parte de muitas organizações e tratados internacionais, como o Tribunal Penal Internacional (TPI) ou a Quarta Convenção de Genebra sobre a Proteção dos Direitos Civis.

Leia mais
.: Padre comenta como é a vida dos cristãos na Terra Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário