sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Católicos franceses vivenciam o Ano da Fé

 
 


O Ano da Fé teve início no dia 11 de outubro de 2012 e se estende até o dia 24 de Novembro de 2013 na Festa de Cristo Rei.

Na França, a vivência deste tempo começou quando as dioceses enviaram sugestões e direcionamentos aos fiéis, incentivando-os a visitassem os muitos santuários que o país possui como Lisieux, Medjugorje, Lourdes e tantos outros.
 
Muitas paróquias passaram a promover peregrinações com mais frequência e facilidade, além de encontros de formação sobre a fé católica.
 
Destaque para a Diocese de Frejus/Toulon, na qual se encontra a equipe de missionários da Comunidade Canção Nova. Dom Dominique Rey enviou a todo o povo católico da sua diocese um folheto explicativo sobre o Ano da Fé. Nesta nota, estavam as propostas da diocese para a melhor vivência, de forma muito concreta, desse tempo, levando os católicos a uma participação direta e ativa na Igreja.
 
A diocese promoverá peregrinações para os santuários de São José, em Cotignac, e a Gruta de Maria Madalena, em Saint Baume (local onde se encontram as relíquias de Maria Madalena e onde ela permaneceu até sua morte segundo a tradição), além do Santuário de Nossa Senhora das Graças (Cotignac).
 
Assim também em todas as outras dioceses francesas ocorrem conferências de formação aberta ao leigos com participação das congregações e novas comunidades. Unidas, elas buscam aprofundar sua fé, além de crescer no engajamento e no conhecimento dos trabalhos pastorais de cada membro leigo ou consagrado.
 
Em algumas paróquias, com grande presença de jovens, o foco principal a ser trabalho é levar para a juventude o conhecimento e o aprendizado por meio do ‘Youcat’ (Catecismo Jovem). O conteúdo catequético é apresentado por meio de palestras, mas o que é destaque na França são os grupos de discussão.
 
Aproveitando também o fato de 2013 ser o ano da JMJ RIO 2013 estes encontros são uma forma de engajar os jovens no trabalho pastoral.
 
 
Missão Canção Nova – França

Nenhum comentário:

Postar um comentário