terça-feira, 23 de setembro de 2014

DNJ 2014 em Itambé PE!

 

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) de nossa Diocese acontecerá na cidade de Itambé PE no próximo dia 19 de Outubro de 2014 e contará com a presença de nosso Bispo diocesano D. Severino Batista de França OFM cap., o Clero e os jovens de toda nossa diocese. Com muita oração, louvor, adoração e verdadeira demonstração de fé Católica esse evento será com certeza um verdadeiro Pentecostes em nossa diocese.
A juventude nos dias de hoje precisa encontrar o sentido real de sua vida e tudo começa a partir do encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo, por isso vejo este evento (DNJ) como porta aberta que proporciona esse momento a nossos jovens.
Jesus é o Caminho, a Verdade e a vida (Jo 14, 6) e é Nele, por Ele e com Ele que encontramos o verdadeiro sentido de nossas vidas.


 
Com o lema: "Feitos para sermos livres, não escravos". (CAPYM, 430) o DNJ contará com várias atrações voltadas aos jovens, contudo isso ainda não é a melhor parte (Lc 10, 38-39). O mais importante é Jesus Cristo no meio de nós, escutá-lo e por em prática seus mandamentos (Lc 8, 21) e a partir desse momento sermos homens e mulheres novos para Glória de Deus Pai.

As camisas do evento estão sendo confeccionadas por encomenda e vendidas pelo Grupo Jovem (JUJEM) ao preço de R$ 15,00 (Quinze Reais).


A paróquia Nossa Senhora do Desterro de Itambé PE convida todos os jovens a participar conosco desse grande retiro espiritual.
 
Deus abençoe a todos!


 
Jorge Barbosa
 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Existem homens e mulheres criados para a política

 
Deus deu a alguns homens e mulheres os dons e as características necessárias para ocuparem cargos públicos.
 
No mês de agosto, a Igreja dedica um olhar especial às vocações. Entre as tantas vocações para as quais o Senhor convoca Seus filhos a servir, encontramos uma que sofre grandes golpes em nossa atualidade: a vocação à política. Talvez, soe como novidade para alguns encarar esse ramo como uma vocação, mas para a Igreja ela é real, tanto que, em suas orações litúrgicas, encontramos várias vezes a intercessão pelas autoridades e pelos governos.
 
O termo “política” denomina arte ou ciência de organização; muito mais que isso, o Papa Paulo VI afirmou que “a política é uma forma sublime do exercício da caridade”. Se observarmos, em todos os tempos, Deus suscitou homens para guiar Seu povo. Foi assim ao escolher Moisés, Elias, Eliseu, Samuel, Saul, Davi… Enfim, em cada etapa que o povo de Deus se encontra, detectamos um líder, e por que não dizer, um político.
 
Existem-homens-e-mulheres-na-politica---940x500
 
Claro que podemos encontrar diversas características que podem divergir na ideia de se comparar líderes do povo de Deus aos políticos da atualidade. Mas, ao fazermos tal comparação, podemos observar que o Senhor dá a alguns homens os dons e as características necessárias para organizar, dar diretrizes e criar normas para que os direitos de cada pessoa sejam atendidos e para que também os deveres sejam realizados. A partir disso, compreendemos o que Paulo VI disse ao ligar a vocação do político à virtude da caridade, ou seja, seu papel está em servir e não em ser servido.
 
No Evangelho de João 6,5-12, Jesus pergunta a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?”. Vemos, então, que o discípulo fica perdido, pois não sabe a solução para o problema. Como ele, pobre e sem alimento até mesmo para si, poderia alimentar aquela multidão? O Evangelho relata que Jesus disse isso para testar Filipe, pois Ele sabia muito bem o que ia fazer.
 
Esse Evangelho expressa a vocação do cristão: viver a caridade. A política constrói o cenário ideal para que esse Evangelho possa ser praticado. O desejo de Deus é que os líderes das nações tenham um espírito cheio de amor e compaixão pelo povo, de maneira especial pelos mais pobres, e que tragam o coração inclinado para a renúncia, prática sem a qual não conseguiriam viver com plenitude o papel que lhes cabe.
 
O que Deus espera de Seus líderes, comparado ao que vemos nos governos de hoje em nosso país, nos leva a perceber que nem sempre esse papel é bem exercido. Se existem pessoas portadoras de dons e características dadas pelo próprio Deus para exercer em tais funções, o que há de errado com esses cargos?
 
Podemos encontrar na frase do Papa Pio XII uma boa resposta: “Onde faltam homens honestos, outros vêm ocupar-lhes o lugar para fazer da atividade política arena das suas ambições, uma corrida aos ganhos próprios e de sua classe”. Vemos hoje uma política suja e vendida aos que corrompem e desonram o cargo que ocupam. Não são em sua totalidade, mas é notável a carência de opções na hora de escolher um candidato para ocupar um cargo público. Torna-se inaceitável que nós cristãos possamos escolher para o governo pessoas que discursam contra os princípios fundamentais da vida humana deixados por Cristo.
 
Papa Pio XII deixa claro, em sua frase, que há a necessidade de pessoas comprometidas com o Evangelho engajadas na política. Precisamos de representantes tementes a Deus, que possam se colocar a serviço do povo, com desejo de agradar ao Senhor. Também precisamos de eleitores que, na hora de escolher um candidato, sejam atentos e conscientes, pois um homem que não é movido pelo Espírito de Deus não tem a capacidade de conduzir uma nação para uma verdadeira caridade.
 
A omissão dos bons ocasionou o domínio dos corruptos. Os homens confiantes em Deus poderão levar para o meio do povo o milagre feito por Jesus.
 
Quem aí tem cinco pães e dois peixinhos para ofertar?
 
 
Veja mais:
 
:: Como podemos agir nesta sociedade de disputa?
:: Devem ser priorizadas a justiça e o gosto pela verdade


Paulo Pereira

José Paulo Neves Pereira nasceu em Nossa Senhora do Livramento (BA). É missionário da Comunidade Canção Nova e atua no setor de Novas Tecnologias da TVCN. Twitter: @paulopereiraCN


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Candidatos à presidência confirmam participação em debate promovido pela CNBB

 
 
Hoje, 16 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o debate com presidenciáveis, com início às 21h30, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, no Santuário Nacional de Aparecida. Organizado pela TV Aparecida, o debate será transmitido por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios e portais católicos. Oito candidatos confirmaram presença. São eles: Aécio Neves (PSDB),  Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB),  Luciana Genro (PSOL),  Marina Silva (PSB) e pastor Everaldo (PSC).
 
De acordo com o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, o debate é uma oportunidade para que as pessoas conheçam as propostas e projetos dos candidatos à presidência do Brasil. “Desta forma, o evento oferecerá elementos para que o eleitor possa discernir em quem vai votar, não apenas pensando em seus benefícios pessoais, mas no bem comum. Desejamos que o nosso eleitor exerça seu direito de cidadania com liberdade, responsabilidade e consciência, pensando no bem do país”, explicou.
 
 
Como será
 
O debate terá duração de duas horas, com plateia composta por bispos convidados, além de padres e presença de autoridades. O mediador do debate será o jornalista Rodolpho Gamberini, recém contratado pela Rede Aparecida de Comunicação. O programa chegará a mais de 70 milhões de eleitores em sinal aberto.
 
No primeiro bloco, os convidados irão responder a uma única pergunta elaborada pela presidência da CNBB, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos. Cada candidato terá dois minutos para resposta.
 
Já no segundo bloco, os candidatos vão responder a perguntas propostas pelos bispos indicados pela CNBB, abordando temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto. No terceiro bloco, os candidatos irão responder a perguntas de jornalistas das mídias católicas. O quarto bloco será de embate entre os postulantes à presidência. O último bloco será dedicado às considerações finais dos convidados.
 
 
Repercussão
 
De acordo com informações da organização, o debate vem ganhando repercussão na mídia nacional. Diversos veículos estão noticiando o evento, além das divulgações por TVs de inspiração católicas, blogs, sites de igrejas, de dioceses e do site oficial do Vaticano.
 
 

Sem armadilhas, diz Dom Damasceno sobre debate presidencial

Debate promovido pela CNBB não terá armadilhas aos candidatos, afirmou o presidente da instituição, Cardeal Raymundo Damasceno
 
André  Cunha
Enviado especial à Aparecida (SP)
 
20140915_101405-1
Coletiva apresentou detalhes do Debate da CNBB com os Presidenciáveis que acontecerá nesta terça-feira, 16 / Foto: André Cunha
 
O presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 15, que o objetivo do debate promovido pela Igreja do Brasil não é criar armadilha aos candidatos, mas ser um espaço para conscientizar o eleitor sobre a importância do voto.
 
“É uma iniciativa da CNBB para ajudar nosso eleitor no discernimento na hora do seu voto; para ouvir os projetos dos candidatos para o Brasil enquanto nação e para responder perguntas de interesse não só da Igreja, mas também nacional. Assim o eleitor poderá conhecer melhor os candidatos”.
 
O cardeal também recordou que a Igreja não tem partido político, nem candidato preferencial, mas ao contrário, não impõe votos e não quer se tornar “curral eleitoral”.
 
“A Igreja apenas facilita para o eleitor a tomada de decisão; não quer impor a ninguém um partido ou candidato, mas ajudar o eleitor para que o escolha livremente. A Igreja dá somente elementos e critérios para que o eleitor o faça”, disse.
 
 
Roteiro do debate
 
Os oito candidatos com representação no Congresso Nacional – Aécio Neves, Dilma Rousseff, Eduardo Jorge, Eymael, Levy Fidelix, Luciana Genro, Marina Silva e Pastor Everaldo -, participarão do debate promovido pela CNBB, nesta terça-feira, 16, às 21h30, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova, além de outros meios de comunicação de inspiração católica.
 
No primeiro bloco, os candidatos responderão a uma pergunta geral, feita pela CNBB, e terão dois minutos para resposta. O segundo bloco será dedicado às perguntas que oito bispos farão, respectivamente, aos candidatos.
 
“Serão oito perguntas feitas pelos bispos de várias partes do país, que trarão as realidades de suas comissões episcopais”, explicou o diretor-geral da TV Aparecida, padre Josafá Morais. Os candidatos responderão as perguntas mediante sorteio realizado ao vivo.
 
Já no terceiro bloco, jornalistas das mídias católicas serão responsáveis por questionar os presidenciáveis. O confronto entre os candidatos ficou reservado para o quarto bloco, sendo o quinto, para as considerações finais.
 
O mediador do debate, o jornalista Rodolpho Gamberini, também afirmou que não haverá possibilidade de armadilhas entre os candidatos. Segundo ele, as perguntas serão previamente preparadas, mas somente com sorteio ao vivo se saberá a quem serão dirigidas. “Não é possível fazer armadilha porque não se sabe quem responderá”, adiantou.
 
 
Assuntos de interesse da Igreja
 
Além dos assuntos sociais e econômicos, a Igreja do Brasil tem interesse em ouvir os candidatos acerca de temas que dizem respeito à moral católica, como a família e a defesa da vida.
 
“A família é importante para nós. A questão da vida é importante para nós. Então, qual é a posição do candidato com relação a esses temas? A vida é importante para ele, desde seu começo até seu término natural, ou não? Aí entra toda uma questão complexa da segurança, da defesa da vida, da promoção da vida, da defesa da dignidade humana, dos direitos humanos. São questões, às vezes, não tão enfatizadas, embora mencionadas nos debates anteriores, mas de maneira muito rápida”, explicou cardeal Damasceno.
 
Este é o terceiro debate de iniciativa católica. O primeiro aconteceu em proporções menores em 1989, o segundo – em São Paulo, com maior repercussão midiática –, em 2010. O diferencial deste terceiro é a sua realização nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
 
 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Procissão do Desterro e outros vídeos da Festa de Nossa senhora do Desterro 2014:


 
Procissão vindo das ruínas da Antiga Igreja no sítio Monge e se dirigindo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro em Itambé PE.



 
Fiéis organizam ciranda após a Santa Missa. Muita alegria durante todo o Novenário!
 
 

Veja como foi a festa de Nossa Senhora do Desterro 2014 !


Fotos do Novenário em Honra a nossa Excelsa Padroeira:


Celebração da Santa Missa e Procissão vindo do Desterro (ruinas da Antiga Igreja de Nossa Senhora do Desterro):

 
 

 
 
 
 
 
 
 



























 
 
 

 
 
 
 
 


Fotos dos convidados, momentos marcantes de nosso novenário e da Missa Solene em Honra a nossa padroeira: "Nossa Senhora do Desterro".


  
  
 
 

 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
        
 
 
  
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parabéns a todos  que contribuíram para a realização desta grande festa. Que a benção de Deus pela intercessão de nossa mãe Maria santíssima chegue a todos nós. amém!