sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Publicados escritos de Bento XVI sobre o Concílio Vaticano II

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI acaba de publicar os seus “escritos conciliares”, recordando os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 28, pelo coordenador da obra.

“Como sétimo volume da ‘opera omnia’ (obras completas), foi publicada agora a coleta, numa síntese de tipo cronológico e organizado, dos escritos de Joseph Ratzinger sobre os ensinamentos do Concílio, que coincide com o cinquentenário do Vaticano II”, escreve o Arcebispo alemão Gerhard Ludwig Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé), na edição italiana do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

Acesse
.: Concílio Vaticano II permanece atual na vida da Igreja
.: Discurso do Papa aos participantes do Concílio Vaticano II
.: Todas as notícias sobre o Concílio Vaticano II


O então jovem padre Ratzinger, professor de Teologia Fundamental, chegou ao Concílio como consultor do arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Josef Frings, antes de ser nomeado perito teológico. A introdução à compilação de textos, assinada pelo Papa, foi publicada numa edição comemorativa do jornal da Santa Sé, ‘L’Osservatore Romano’, no dia 11 de outubro.

Os padres conciliares, precisou Bento XVI, “não podiam e não queriam criar uma fé diferente ou uma nova Igreja, mas compreendê-las de um modo mais profundo e, portanto, renová-las verdadeiramente”. A coleção dos escritos conciliares de Joseph Ratzinger é apresentada pela editorial Herder, da Alemanha, responsável pela publicação das obras completas do Papa.

O Arcebispo Gerhard Ludwig Muller, que coordena a coleção, diz que Bento XVI “contribuiu para dar forma e acompanhou o Concílio Vaticano II em todas as suas fases”. “Quem quiser entender o Vaticano II deve considerar com atenção todas as constituições, os decretos e as declarações porque só eles, na sua unidade, representam a herança válida do concílio. E no presente volume está documentado adequadamente, em toda a sua clareza e exatidão, também este passo decisivo no acolhimento do concílio”, acrescenta Dom Muller.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé precisa que o sétimo volume dos escritos completos de Joseph Ratzinger reúne textos “dispersos”, oferecendo assim ao leitor “um instrumento para compreender e interpretar o Concílio Vaticano II”.

O Concílio Vaticano II foi inaugurado pelo Beato João XXIII em 11 de outubro de 1962 e reuniu mais de dois mil participantes de todo o mundo.

 

Santa Sé acolhe voto da ONU que torna Palestina Estado Observador

Rádio Vaticano

A Assembleia Geral da ONU reconheceu nesta quinta-feira, 29, a Palestina como Estado Observador não membro. Estados Unidos e Israel votaram contra. A resolução recebeu 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções.

A Santa Sé declarou que a decisão da Assembleia Geral "exprime os sentimentos da maioria dos membros da comunidade internacional e concede aos palestinos uma presença mais significativa no seio da ONU".

No mesmo comunicado, o Vaticano lembra a "posição comum da Santa Sé e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) sobre o acordo fundamental (Basic Agreement) de 15 de Fevereiro de 2000 para o reconhecimento de um status especial internacional para a cidade de Jerusalém".

A Santa Sé convida os responsáveis dos dois povos, Palestina e Israel, a retomarem as negociações em boa fé na sincera procura de uma paz duradoura.

Esta decisão da Assembleia Geral da ONU foi motivo de alegria para os palestinos que em Ramallah festejaram este momento histórico. Aos poucos surgiram as reações à decisão. O embaixador de Israel junto à ONU, Ron Prosor, considerou "ser um passo atrás no processo de paz". Também a embaixadora dos Estados Unidos, Susan Rice, considerou ser um "obstáculo no caminho para a paz".

O novo estatuto de Estado observador permitirá à Palestina fazer parte de muitas organizações e tratados internacionais, como o Tribunal Penal Internacional (TPI) ou a Quarta Convenção de Genebra sobre a Proteção dos Direitos Civis.

Leia mais
.: Padre comenta como é a vida dos cristãos na Terra Santa

Santo do Dia!

Santo André Apóstolo

30 de Novembro



A-A+

Santo André Apóstolo Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.

Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!"

Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.

Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"

Santo André Apóstolo, rogai por nós!
 
 
 

 

Mensagem do dia

Sexta-Feira, 30 de novembro 2012
Nós nunca estamos sozinhos
 
 
Esta é a grande verdade do Cristianismo: Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós. Quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade. Até a Ressurreição, Jesus tinha um corpo como o nosso e por isso ocupava um lugar e não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mas depois da Ressurreição, com seu corpo, agora glorioso, Jesus pode estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Não somente Ele pode estar, mas Ele faz questão de estar com os seus.

Quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos, o Senhor está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram. Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar um vício, não consegue se libertar de uma situação que o amarra e escraviza, quando você desobedece e se revolta, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.

Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós” e participa concretamente da nossa vida.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Você sabe como a Bíblia foi escrita?

 
Como foram escritos os primeiros livros da Bíblia?
 
Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 a.C.). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro). Moisés foi o primeiro codificador das leis e tradições orais e escritas de Israel. Essas tradições foram crescendo aos poucos por outros escritores no decorrer dos séculos, sem que houvesse uma catalogação rigorosa das mesmas. Assim foi se formando a literatura sagrada de Israel. Até o século XVIII d.C., admitia-se que Moisés tinha escrito o Pentateuco (Gen, Ex, Lev, Nm, Dt); mas, nos últimos séculos, os estudos mais apurados mostraram que não deve ter sido Moisés o autor de toda esta obra.
 
A teoria que a Igreja Católica aceita é a seguinte: O povo de Israel, desde que Deus chamou Abrão de Ur na Caldéia, foi formando a sua tradição histórica e jurídica. Moisés deve ter sido quem fez a primeira codificação das Leis de Israel, por ordem de Deus, no séc. XIII a.C.. Após Moisés, o bloco de tradições foi enriquecido com novas leis devido às mudanças históricas e sociais de Israel. A partir de Salomão (972 – 932), passou a existir na corte dos reis, tanto de Judá quanto da Samaria (reino cismático desde 930 a.C.) um grupo de escritores que zelavam pelas tradições de Israel, eram os escribas e sacerdotes. Do seu trabalho surgiram quatro coleções de narrativas históricas que deram origem ao Pentateuco:
 
1. Coleção ou código Javista (J), onde predomina o nome Javé. Tem estilo simbolista, dramático e vivo; mostra Deus muito perto do homem. Teve origem no reino de Judá com Salomão (972 – 932).
 
2. O código Eloista (E), predomina o nome Elohim (=Deus). Foi redigido entre 850 e 750 a.C., no reino cismático da Samaria. Não usa tanto o antropomorfismo (representa Deus à semelhança do homem) do código Javista. Quando houve a queda do reino da Samaria, em 722 para os Assírios, o código E foi levado para o reino de Judá, onde ouve a fusão com o código J, dando origem a um código JE.
 
 
 
3. O código (D) Deuteronômio (= repetição da Lei, em grego). Acredita-se que teve origem nos santuários do reino cismático da Samaria (Siquém, Betel, Dã,…) repetindo a lei que se obedecia antes da separação das tribos. Após a queda da Samaria (722) este código deve ter sido levado para o reino de Judá, e tudo indica que tenha ficado guardado no Templo até o reinado de Josias (640 – 609 a.C.), como se vê em 2Rs 22. O código D sofreu modificações e a sua redação final é do século V a.C., quando, então, na íntegra, foi anexado à Torá. No Deuteronômio se observa cinco “deuteronômios” (repetição da lei). A característica forte do Deuteronômio é o estilo forte que lembra as exortações e pregações dos sacerdotes ao povo.
 
4. O código Sacerdotal (P) – provavelmente os sacerdotes judeus durante o exílio da Babilônia (587 – 537a.C.) tenham redigido as tradições de Israel para animar o povo no exílio. Este código contém dados cronológicos e tabelas genealógicas, ligando o povo do exílio aos Patriarcas, para mostrar-lhes que fora o próprio Deus quem escolheu Israel para ser uma nação sacerdotal (Ex 19,5s). O código P enfatiza o Templo, a Arca, o Tabernáculo, o ritual, a Aliança. Tudo indica que no século V a.C., um sacerdote, talvez Esdras, tenha fundido os códigos JE e P, colocando como apêndice o código D, formando assim o Pentateuco ou a Torá, como a temos hoje. Se não fosse a Igreja Católica, não existiria a Bíblia como a temos hoje, com os 73 livros canônicos, isto é, inspirados pelo Espírito Santo.
 
 
Foi num longo processo de discernimento que a Igreja, desde o tempo dos Apóstolos, foi “berçando” a Bíblia, e descobrindo os livros inspirados. Se você acredita no dogma da infalibilidade de Igreja, então pode acreditar na Bíblia como a Palavra de Deus. Mas se você não acredita, então a Bíblia perde a sua inerrância, isto é, ausência de erro.
 
Demorou alguns séculos para que a Igreja chegasse à forma final da Bíblia. Em vários Concílios, alguns regionais outros universais, a Igreja estudou o cânon da Bíblia; isto é, o seu índice.
 
Garante-nos o Catecismo da Igreja e o Concílio Vaticano II que: “Foi a Tradição apostólica que fez a Igreja discernir que escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados” (DV 8; CIC,120).
Portanto, sem a Tradição da Igreja não teríamos a Bíblia. Santo Agostinho dizia: “Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse a autoridade da Igreja Católica” (CIC,119).
 
Prof. Felipe de Aquino
 
Artigos relacionados: O décimo mandamento

Santo do Dia!

São Francisco Antônio Fasani

29 de Novembro



A-A+

São Francisco Antônio Fasani O santo de hoje nasceu em Lucera (Itália), a 6 de agosto de 1681, e lá morreu a 29 de novembro de 1742. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II. Fez os estudos no convento dos Frades Menores Conventuais. Sentindo o chamamento divino, ingressou no noviciado da mesma Ordem. Fez a profissão em 1696 e a 19 de setembro de 1705 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.

"Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações", afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.

São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.

Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o "Pai Mestre".

Como Religioso, foi um verdadeiro "ministro" no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.

São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!
 
 
 

 

Mensagem do dia

Quinta-Feira, 29 de novembro 2012
Na adoração, o Senhor limpa nosso interior
 
 
A impressão que temos, hoje, é que o mundo foi nos tirando a sensibilidade a Deus. Chamo à atenção daqueles que assumiram uma consagração, e ao longo dos anos, foram se tornando insensíveis ao Senhor; Ele foi se tornando apenas “algo mais” nas vidas dessas pessoas.

Estamos sendo agredidos pelo mundo anticristão, mas não podemos ser ingênuos. É por isso que precisamos de Jesus na Eucaristia, na oração, por meio das quais nos unimos a Ele. Precisamos adorar o Santíssimo Sacramento, porque é na adoração, principalmente, que vamos limpando o nosso interior, a nossa alma, o nosso espírito violentamente atingido.

Jesus acrescenta algo muito importante para nós: "Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo" (João 12,47). Cristo continua presente neste mundo e fala a ele através de nós. Se não falarmos, Deus não tem meios para falar, pois somos a boca, o coração de Jesus para este mundo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A importância de aquecer a voz




Ana Lúcia,membro da Comunidade Canção Nova, fala e da dicas da importância do aquecimento vocal.     

            

Formações (Creio na Santa Igreja)

Imagem de Destaque

Creio na Santa Igreja

A Igreja é a Esposa de Cristo
A+A-


O nosso Catecismo diz que a Igreja é “um projeto nascido no coração do Pai” (§759) e que “ela é a reação ao caos que o pecado introduziu no mundo”. O Senhor decidiu então reunir todos os homens em Seu Filho, cabeça da Igreja, para trazê-los de volta a si após a dispersão que o pecado gerou na família de Deus. A Igreja é, no mundo presente, o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.

Ela é o povo de Deus que caminha com Ele: "Vós sois uma raça eleita, um sacerdócio régio, uma nação santa, o Povo de sua particular propriedade" (1 Pd 2,9). Passamos a pertencer à Igreja pelo batismo e pela fé. Todos os homens são chamados a fazer parte do povo de Deus, a fim de que, em Cristo, os homens constituam uma só família e um só povo.

A Igreja é o Corpo de Cristo
. Pelo Espírito Santo e pela Sua ação nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, Cristo forma a comunidade dos fiéis como Seu Corpo. Nesta unidade, existe diversidade de membros, de carismas, ministérios e de funções. Todos os membros estão ligados uns aos outros, particularmente aos que sofrem.

A cabeça da Igreja, deste Corpo, é o Cristo: ela vive d'Ele, n'Ele e por Ele; Ele vive com ela e nela. A Igreja é a Esposa de Cristo: ele a amou e entregou-se por ela. Purificou-a com Seu Sangue. Fez dela a Mãe fecunda de todos os filhos de Deus. Por isso São Paulo disse: “Maridos, amai as vossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25). Cristo morreu na Cruz por Sua Igreja, Sua Esposa.
 

Assista também: "O papel do Catecismo na Igreja Católica", com prof. Felipe Aquino


A Igreja é o Templo do Espírito Santo. Ele á a alma desse Corpo Místico, princípio de sua vida, da unidade na diversidade e da riqueza de seus dons e carismas. Santo Agostinho disse que, quanto mais alguém ama a Igreja, tanto mais é cheio do Espírito Santo. Esta é a identidade dela: una, santa, católica e apostólica.

Somente a Igreja fundada por Jesus, sobre Pedro e os apóstolos tem essa identidade, garantia e plenitude. O Catecismo diz uma verdade muito importante: "A única Igreja de Cristo, que no símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica, subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele, embora, fora de sua estrutura visível, encontrem-se numerosos elementos de santificação e de verdade " (§870).

Católica quer dizer universal, enviada para levar o Evangelho e a salvação a todos os povos; católica também significa que ela anuncia a “totalidade da fé”; traz em si e administra “a plenitude dos meios de salvação”; abarca todos os tempos; “ela é, por sua própria natureza, missionária” (Ad Gentes 2).
A Igreja é apostólica, porque foi fundada sobre os apóstolos (Ef 2,20; Ap 21,14), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo (Mt 28,16-20; At 1,8; 1Cor 9,1; 15,7-8; Gl 1,1 etc).

Jesus escolheu São Pedro como fundamento visível de Sua Igreja. Entregou-lhe suas chaves. O Bispo da Igreja de Roma, sucessor de São Pedro, é "a cabeça do colégio dos bispos, vigário de Cristo e, aqui na Terra, pastor da Igreja"; é o Papa. Ele tem, por instituição divina, poder supremo, pleno, imediato e universal no que se refere à salvação das almas. Os bispos, estabelecidos pelo Espírito Santo (At 20,28), sucedem os apóstolos.

A Igreja é indestrutível (Mt 16,18) e infalivelmente mantida na verdade (Jo 14,25; 16,13): Cristo a governa por meio de Pedro e dos demais apóstolos e seus sucessores, o Papa e o colégio dos bispos. Afirma o Catecismo que “a única Igreja de Cristo, que no Símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele (LG 8).”

A Igreja ensina que “o grau supremo da participação na autoridade de Cristo é assegurada pelo carisma da infalibilidade. Esta tem a mesma extensão que o depósito da revelação divina (LG 25), estende-se ainda a todos os elementos de doutrina, incluindo a moral, sem os quais as verdades salutares da fé não podem ser preservadas, expostas ou observadas (Mysterium Ecclesiae, 3).

A Igreja é una, ela tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito em vista de uma única esperança (Ef 4,3-5). A Igreja é una também porque tem uma só Liturgia em todo o mundo e um só governo. A Igreja é, ao mesmo tempo, visível e espiritual, é uma sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. Ela é formada de um elemento humano e um elemento divino. Somente a fé pode acolher este mistério.

 
Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Santo do Dia!

São Tiago da Marca

28 de Novembro



A-A+

São Tiago da Marca O santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita Paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago da Marca nasceu no ano 1391 numa aldeia da Marca de Ancona, Itália. Recebeu no Batismo o nome de Domingos. Tendo morrido seu pai e sua mãe, ficou aos cuidados de um homem rico que o encaminhou para trabalhos administrativos. Desta forma, São Tiago conheceu a iniquidade do mundo, tomando a decisão de se retirar para um convento.

Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.

Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.

Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.

Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.

São Tiago da Marca, rogai por nós!
 
 
 

Mensagem do dia

Quarta-Feira, 28 de novembro 2012
Deus espera sua decisão
 
 
Se você está com sede, não basta colocar água na boca e não engolir. Chega um momento em que é necessário engolir. Se não der um gole, você não mata sua sede e será totalmente inútil ter água na boca. Com a decisão é a mesma coisa. Decidir é uma coisa totalmente pessoal. É você quem decide. Decidir amar, decidir perdoar, depende de você. Na hora em que se decide o Senhor lhe dá a graça e a possibilidade. A graça vem de Deus, mas a decisão depende de você. A graça é acionada por sua decisão de amar e de perdoar. Você decide e Deus opera.

Decido-me a perdoar: "Vem, Espírito Santo, arranca do meu interior toda a raiz da amargura, da decepção, da tristeza, do abatimento e do desânimo. Quero perdoar minha mãe, meu pai, meus irmãos, minhas irmãs. Quero perdoar meus parentes e amigos. Eu me decido a perdoar. Eu me decido a amar. Derrama, Senhor, sobre mim o Espírito Santo e dá-me a graça da decisão de perdoar, de amar. Quero perdoar a pessoa com quem me casei, apesar de tudo aquilo que fez. Quero perdoar todas as pessoas que agora vêm à minha mente. Aqueles que me prejudicaram, me ofenderam e falavam mal de mim, de minha família... Derrama, Senhor, Teu Espírito Santo, para que meu coração seja profundamente curado e que eu possa dizer com a vida: 'Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer, sozinho eu não posso mais...' Eu me decido a amar. Eu me decido a perdoar".

Onde há vontade, existe um caminho. Deus espera sua decisão.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pornografia na internet

 


 Dunga fala dos perigos na internet. A pornografia que cresce cada dia mais. É um atentando ao pudor. Acesse o blog do Dunga

III Romaria da Fé e 168º aniversário natalício de Dom Vital


 
 
Acontece hoje na nossa paróquia irmã de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Pedras de Fogo PB a celebração da III Romaria da Fé e o 168º aniversário natalício de Dom Vital servo de Deus e Mártir da Fé.


A celebaração Eucaristica será presidida por Dom Antônio Fernando Saburido (Arcebispo de Olinda e Recife). A cerimônia terá início as 18:00hs com um momento mariano na Matriz de Nossa Senhora do Desterro de Itambé e em seguida haverá uma procissão em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Pedras de Fogo PB. A celebração contará com a presença dos Frades Menores Capuchinhos que vêm se juntar à comunidade em oração para pedir-mos a Deus pela Beatificação de nosso irmão conterrâneo Vital Maria Gonçalves de Oliveira ( Dom Vital ).


Contamos com a presença de toda nossa comunidade neste momento de oração e fé.


Jorge Barbosa.

Santo do Dia!

Santa Catarina Labouré

27 de Novembro



A-A+

Santa Catarina Labouré Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.

Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.

Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.

Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:

"A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem''.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: "Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações".

Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.

Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha "desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa".

Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças.

Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854.

Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida.


Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade.


Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.


Santa Catarina Labouré, rogai por nós!
 
 

 

Mensagem do dia

Terça-Feira, 27 de novembro 2012Jesus Cristo é o meu Senhor!
 
 
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível" (São Francisco de Assis).

Volto a repetir: Para nós católicos está sendo uma vergonha como estamos vivendo os domingos e os feriados santos, pois para muitos de nós esses dias são sinônimos de festas, viagens e descanso. Estamos os vivendo de qualquer jeito, por isso a Nova Era vem tomando conta desses dias. Mas também há aqueles que os vivem adequadamente, mas Cristo não é o Senhor em suas casas; de forma que estão vivendo uma farsa, esquecendo-se de que a vinda do Senhor está cada vez mais próxima... São como os sepulcros caiados de que falam os Evangelhos.

Precisamos reverter tudo e colocar o Senhor como o primeiro em nossas vidas, proclamando: Jesus Cristo é o meu Senhor!

É preciso que o Senhor seja o Senhor da sua família, do seu trabalho, do seu namoro, matrimônio. De tudo! É necessário "arregaçarmos as mangas". Nós precisamos mudar enquanto há tempo, por isso, peçamos que o Espírito Santo nos ajude.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Papa destaca Igreja como semente do Reino de Cristo

Da Redação

Arquivo
Da janela do Palácio Apostólico Vaticano, o Papa Bento
XVI rezou a oração mariana do Angelus com os fiéis
 
 
Depois de presidir a solenidade de Cristo Rei neste domingo, 25, o Papa Bento XVI uniu-se ao fieis para rezar o Angelus. Antes da oração mariana, o Santo Padre destacou que o Reino de Cristo foi confiado à Igreja, que é sua "semente" e "início" e tem o dever de anunciá-lo e difundi-lo por toda a terra.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Palavras do Papa antes do Angelus – 25/11/2012
.: NA ÍNTEGRA: Homilia do Papa na solenidade de Cristo Rei – 25/11/2012


Bento XVI lembrou que a missão de Jesus e a mensagem que Ele veio trazer consistem em anunciar o Reino de Deus e colocá-lo em prática entre os homens com sinais e prodígios. Ele destacou que, conforme lembra o Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen gentium, o Reino se manifesta, primeiramente na própria pessoa de Cristo.

E todos os fiéis são chamados a prolongar essa obra de salvação de Deus, a partir da conversão ao Evangelho, “colocando-nos firmemente na esteira daquele Rei que não veio para ser servido, mas para servir e para dar testemunho da verdade (cfr Mc 10,45; Gv 18,37)”.
 

A realeza anunciada por Jesus é a da verdade, destaca Papa

Jéssica Marçal
Da Redação

 

Radio Vaticano
O Papa Bento XVI durante celebração eucarística na
Solenidade de Cristo Rei neste domingo, 25
 
 
O Papa Bento XVI presidiu neste domingo, 25, na Basílica Vaticana, a solenidade de Cristo Rei. A Eucaristia foi concelebrada com os seis novos Cardeais criados pelo Santo Padre neste sábado, 24. Em sua homilia, o Papa destacou que a realeza anunciada por Jesus é aquela da verdade, única capaz de dar sua luz e grandeza a todas as coisas deste mundo.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia do Papa


Neste último domingo do Ano Litúrgico, Bento XVI lembrou que os fiéis são convidados a voltarem seu olhar para a meta última da história, que é o reino definitivo e eterno de Cristo. E destacou que este reino é diferente dos reinos terrenos.

“Jesus veio para revelar e trazer uma nova realeza: a realeza de Deus. Veio para dar testemunho da verdade de um Deus que é amor (cf. 1 Jo 4, 8.16) e que deseja estabelecer um reino de justiça, de amor e de paz (cf. Prefácio). Quem está aberto ao amor, escuta este testemunho e acolhe-o com fé, para entrar no reino de Deus”.

Referindo-se à segunda leitura, o Papa lembrou que o povo também participa da realeza de Cristo. Este reino também é fundado na relação com Deus e com a verdade; não se trata de um reino político. Bento XVI destacou que, em Cristo, todos se tornam verdadeiros filhos adotivos, participando desta realeza.

“Portanto, ser discípulos de Jesus significa não se deixar fascinar pela lógica mundana do poder, mas levar ao mundo a luz da verdade e do amor de Deus”, enfatizou.

Por fim, o Pontífice disse ao Cardeais, especialmente os que foram criados ontem, 24, que eles têm a responsabilidade de dar testemunho do reino de Deus. Isso significa, segundo o Pontífice, destacar sempre a prioridade de Deus e de sua vontade frente aos interesses e poderes do mundo.

 

Santo do Dia!

São Leonardo de Porto Maurício

26 de Novembro



A-A+

São Leonardo de Porto Maurício Lembramos hoje a santidade do sacerdote que, pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares católicas. São Leonardo, o grande missionário do século XVIII, como lhe chamou Santo Afonso Maria de Ligório, nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, a 20 de dezembro de 1676. Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, tendo sido criado e educado pelo seu tio. Encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso, ao renunciar a si mesmo, foi para Roma formar-se no Colégio da Companhia de Jesus. Por causa da sua inocência e sólida virtude, conquistou a simpatia e a alta consideração de seus superiores, que nele viam outro angélico Luís Gonzaga. Entrou para a Ordem Franciscana, no Convento de São Boaventura, e com 26 anos já era Padre. Começou a vivenciar toda a riqueza do Evangelho e a radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, à Igreja e para com todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença (tuberculose), São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico.

Foi, no século XVIII, o grande apóstolo do santo exercício da Via-Sacra. Era um grande amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergiam para a salvação das almas. Era tal a unção, a caridade ardente e o entusiasmo que repassava em suas pregações, que o célebre orador Bapherini, encanecido já no exercício da palavra, sendo enviado por Clemente XII a ouvir os sermões de Leonardo para depois o informar a este respeito, desempenhou-se da sua missão dizendo "que nunca ouvira pregador mais arrebatador, que o efeito de seus discursos era irresistível, que ele próprio não pudera reter as lágrimas". São Leonardo era digno sucessor de Santo Antônio de Lisboa, de São Bernardino de Sena e de São João Capistrano. O próprio Pontífice Bento XIV quis ouvir o famoso missionário, e para isso chamou-o a Roma, em 1749, a fim de preparar os fiéis para o Ano Santo. Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu a 26 de novembro de 1751, no Convento de São Boaventura, em Roma, onde, 54 anos antes, se consagrara ao Senhor sob o burel de São Francisco. Não se limitou apenas à pregação o ilustre missionário de Porto Maurício; deixou também vasta coleção de escritos, publicados a princípio isoladamente, e reunidos depois numa grande edição, que prolonga no futuro a sua prodigiosa ação missionária, não apenas dentro das fronteiras da Itália, mas cujo âmbito é todo o mundo civilizado, pelas traduções feitas em quase todas as línguas cultas. Estes escritos constituem, em geral, um rico tesouro de verdades ascéticas e ensinamentos morais e homiléticos.

São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós!
 
 
 

Mensagem do dia

Segunda-Feira, 26 de novembro 2012
A luz de Cristo está dentro de você
 
 
É preciso ser luz. Mesmo com sua fragilidade, uma vela, que se consome e se desgasta, ilumina. E a luz está dentro de você. A luz de Cristo está dentro de você. Faça-a vir para fora, peça a Deus que essa luz venha à tona. A Palavra de Deus nos diz que estamos na última hora e os fatos são evidentes, tantos os físicos como os sociais.

No colégio em que eu estudava havia um relógio antigo e nós escutávamos todo o mecanismo que ele fazia antes de começar a bater na hora do recreio. E o "mecanismo do relógio de Deus" está berrando e há pessoas que não estão ouvindo e que não estão vendo. Você que é pai e você que é mãe precisa deixar vir à tona a luz de Deus. Você, mulher, as trevas estão querendo tomar conta de você, por isso seja luz. Não permita que elas [trevas] tomem conta dos seus lares.

A Santíssima Virgem Maria é a portadora da fé, porque acreditou nas promessas de Deus. E nós, como família Canção Nova, precisamos ter fé como Ela, para que quando Jesus voltar haja fé sobre a terra.

Infelizmente, em muitos lares o amor se esgotou. E diante da sua presença, Mãe, nós queremos nos comprometer publicamente a amar e a perdoar, fazendo-nos tudo para todos, até a vinda do Filho do homem [Nosso Senhor Jesus Cristo].

Maria tem a capacidade de acender a vela que nós mesmos apagamos. E nós precisamos tomar cuidado para que a luz não se apague em nós. Eu vou me gastar como Jesus se gastou, como o Beato João Paulo II se gastou, para que haja luz no mundo na segunda vinda de Cristo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

domingo, 25 de novembro de 2012

Liturgia e Homilia (Jesus Cristo, Rei do universo) 25-11-2012

Primeira leitura (Daniel 7,13-14)

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Jesus Cristo, Rei do universo



A-A+

Leitura da Profecia de Daniel:

13“Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.
14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam; seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 


Salmo (Salmos 92)

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Jesus Cristo, Rei do universo


A-A+


— Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ glória ao Senhor!
— Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ glória ao Senhor!

— Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ revestiu-se de poder e de esplendor!
— Vós firmastes o universo inabalável,/ vós firmastes vosso trono desde a origem,/ desde sempre, ó Senhor, vós existis!
— Verdadeiros são os vossos testemunhos,/ refulge a santidade em vossa casa,/ pelos séculos dos séculos, Senhor!
 
 
 
Segunda leitura (Apocalipse 1,5-8)

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Jesus Cristo, Rei do universo


A-A+


Leitura do Livro do Apocalipse:

5Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém.
7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém!
8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
 
 
Evangelho (João 18,33b-37)

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Jesus Cristo, Rei do universo


A-A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?”
34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?”
35Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.
37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”
Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
 
 
Homilia (Jesus Cristo, Rei do universo)

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Jesus Cristo, Rei do universo


A-A+
 
 

 

Santo do Dia!


Santa Catarina de Alexandria

25 de Novembro


A-A+

Santa Catarina de Alexandria Neste dia lembramos a vida desta santa que é inspiradora e protetora de um Estado brasileiro: Santa Catarina. Nascida em Alexandria, recebeu uma ótima formação cristã. É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, um dos Santos Auxiliadores. O pai, diz a lenda, era Costes, rei de Alexandria. Ela própria era, aos 17 anos, a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império; esta sabedoria levou-a a ser muitas vezes invocada pelos estudantes. Anunciou que desejava casar-se, contanto que fosse com um príncipe tão belo e tão sábio como ela. Esta segunda condição embargou que se apresentasse qualquer pretendente.

"Será a Virgem Maria que te procurará o noivo sonhado", disse-lhe o ermitão Ananias, que tinha revelações. Maria aparece, de fato, a Catarina na noite seguinte, trazendo o Menino Jesus pela mão. "Gostas tu d'Ele?", perguntou Maria. -"Oh, sim". -"E tu, Jesus, gostas dela?" -"Não gosto, é muito feia". Catarina foi logo ter com Ananias: "Ele acha que sou feia", disse chorando. -"Não é o teu corpo, é a tua alma orgulhosa que Lhe desagrada", respondeu o eremita. Este instruiu-a sobre as verdades da fé, batizou-a e tornou-a humilde; depois disto, tendo-a Jesus encontrado bela, a Virgem Santíssima meteu aos dois o anel no dedo; foi isto que se ficou chamando desde então o "casamento místico de Santa Catarina".

Ansiosa de ir ter com o seu Esposo celestial, Catarina ficou pensando unicamente no martírio. Conta-se que ela apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, imperador Maxêncio, a fim de repreendê-lo por perseguir aos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da religião pagã. Santa Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja. Incapaz de lhe responder, Maxêncio reuniu para a confundir os 50 melhores filósofos da província que, além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador.

Maxêncio mandou os filósofos serem queimados vivos, assim como à sua mulher Augusta, ao ajudante de campo Porfírio e a duzendos oficiais que, depois de ouvirem Catarina, tinham-se proclamado cristãos. Após a morte destes, Santa Catarina foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, tendo sido sacrificada numa máquina com quatro rodas, armadas de pontas e de serras. Isto aconteceu por volta do ano 305. O seu culto parece ter irradiado do Monte Sinai; a festa foi incluída no calendário pelo Papa João XXII (1316-1334).

Santa Catarina de Alexandria, rogai por nós!
 
 
 

 

Mensagem do dia

Domingo, 25 de novembro 2012
Cuidado com as artimanhas do inimigo!
 
 
''O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que o serviço de Deus exige uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: 'Sirvamos ao Senhor na santa alegria'.

A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-los conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram prender por esta mentira (...)" (Trecho da Carta de Dom Bosco à Juventude).

Irmãos, essas duas coisas, citadas por esse grande santo, são muito perigosas e enganosas. São artimanhas do inimigo (muito utilizadas por ele!), para que deixemos as coisas de Deus de lado ou para mais tarde.

Um verdadeiro cristão deve manter-se vigilante: rezando, adorando e vivendo à espera da segunda vinda gloriosa de Jesus Cristo!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sábado, 24 de novembro de 2012

Papa destaca a catolicidade da Igreja, em homilia

André Luiz
Da Redação




Arquivo
"Desejo, com este Consistório, pôr em evidência de
modo particular que a Igreja é Igreja de todos os
povos...", disse Bento XVI
 
 
“Só professando e guardando intacta esta norma da verdade (a fé da Igreja) é que somos discípulos autênticos do Senhor.” Foi com estas palavras que o Papa Bento XVI iniciou sua homilia na celebração eucarística na qual foram criados seis novos cardeais para Igreja, neste sábado, na Basílica Vaticana.
O Santo Padre, em sua alocução, destacou a catolicidade da Igreja como sendo o traço essencial da sua missão. O papa afirmou que a “Igreja é Católica porque Cristo, na sua missão de salvação, abraça toda a humanidade.”
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia - Consistório para a criação dos novos cardeais
.: Como se dá o rito de um consistório?
“Embora a missão de Jesus na sua vida terrena se tivesse limitado ao povo judeu, “às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15, 24) todavia desde o início estava orientada para levar a todos os povos a luz do Evangelho e fazer entrar todas as nações no Reino de Deus”, disse o Papa.
Bento XVI também enfatizou que universalidade da Igreja não foi uma iniciativa humana, mas deriva-se da universalidade do único desígnio de Deus para a salvação do mundo. Não nasceu de baixo, mas partiu, desde o primeiro instante, da ação do Espírito Santo e foi orientada para formar um único Povo de Deus em todas as culturas.
No encerramento da homilia, o Papa recordou aos novos cardeais o valor supremo da fidelidade expressa no rito do qual participavam e ressaltou o significado e o valor de cada palavra proferida e também dos símbolos que iriam receber: o barrete e o anel.
“A Ele (o Senhor) confiamos o novo serviço eclesial destes prezados e venerados Irmãos, para que possam prestar corajoso testemunho de Cristo, com o dinamismo edificante da fé e o sinal de um incessante amor oblativo”, concluiu.

 

Santo do Dia!

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires

24 de Novembro



A-A+

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires Neste dia comemoramos a santidade dos 117 mártires vietnamitas que testemunharam seu amor a Cristo, tanto na vida como na morte. O Papa João Paulo II, em 1988, canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.

O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: "Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome...mas quem perseverar até o fim, este será salvo". (Mt 24,9-13)

Santo André Dung-Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio às perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o martírio, pois dizia que "aqueles que morrem pela fé sobem ao céu".

Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. De 1625 a 1886, os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o Evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais os perseguiam, mais aumentava o fervor dos cristãos. Esse período culminou com a morte de 117 santos: Sacerdotes, Bispos, pais de famílias, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, militares. Todos estes mostrando a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.


Santo André Dung-Lac e companheiros mártires, rogai por nós!
 
 
 
 

 

Mensagem do dia

Sábado, 24 de novembro 2012
Jogue fora o 'lixo' causado pela falta de perdão
 
 
Para muitos de nós é difícil perdoar, porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas, implica abrir o coração e remexer no "lixão" de nossa vida. Seria mais fácil não tocar em nada disso! Mas, imagine conservar uma lata cheia de lixo durante um mês dentro de casa?! Ninguém iria aguentar o mau cheiro e a contaminação. O mesmo vale para nossa vida espiritual. Jogar fora o "lixo" causado pela falta de perdão significa colocá-lo aos pés da cruz de Cristo, para que possa ser queimado. O lugar desse lixo não é no seu coração, é aos pés da cruz de Jesus Cristo!

Esse convite ao perdão não é uma imposição. Você poderia dizer: "Além de tudo pelo que eu já passei, ainda sou obrigado a perdoar?" Deus quer lhe dar a graça de retirar de seu coração tudo que está estragado. Lembre-se: Deus é amor! Somos a imagem e semelhança d'Ele, por isso, dentro de nós só devem ficar sentimentos bons, como o amor e tudo o que nos ajuda a amar. Aquilo que é contrário ao amor é tóxico e venenoso, pois somos feitos para o amor; não para o ressentimento, o ódio, a mágoa, o pecado e a falta de perdão.

Por isso, é preciso viver o amor em plenitude. E para vivê-lo assim é preciso ter fé e confiança em Deus. Peça essa graça ao Espírito Santo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Formações ( Cristo Rei do universo )

Imagem de Destaque

Cristo Rei do universo

O centro da história é Jesus Cristo
A+A-


O Ano Litúrgico, constituído por diversos ciclos, termina com a Festa de Cristo Rei. Jesus nasce com o título de Rei e é agora proclamado pela Igreja como Rei do universo. É o cume de um reinado que foi manifestado num amor extremo, selado na cruz e na glorificação eterna.

Numa visão, o profeta Daniel contempla o trono de Deus e seu juízo sobre o mundo. Ele vê também alguém como “filho de homem” sobre o trono (Dn 7, 9-14). Nos Evangelhos, a expressão “filho de homem” refere-se a Jesus Cristo, àquele que veio do alto para construir o Reino de Deus.

Devemos entender que não são os poderes do mundo que determinam a história, mas sim, aquele que é o Senhor da história, fazendo triunfar o seu Reino. Isto significa que a última palavra sobre o mundo pertence a Deus. É até uma questão de fé e certeza de que as forças do mundo são meramente passageiras.
 
 

O centro da história é Jesus Cristo, que veio como Rei, caminha como Rei e termina seu ciclo na terra como Rei. É o mesmo que dizer: “aquele que é, que era e que vem”. Ele é o cumprimento da Aliança feita por Deus com Abraão lá no passado, que só acontece no gesto de doação total na prática do amor.

Mesmo dizendo que o Brasil é o maior país cristão do mundo, Jesus continua sendo o grande desconhecido pelo nosso povo. Desta forma, não criamos paixão por Ele e agimos de forma desregrada, sem compromisso social e ferindo a dignidade das pessoas. Não conseguimos perceber que o amor cristão implica defender a vida do outro, que tem o mesmo direito que nós.

Jesus nunca impôs seu poder através do uso da violência desumana, porque não tinha pretensões egoístas. Sua ação ia além dos limites do mundo e passava por uma prática de testemunho coerente e visível aos olhos da sociedade de seu tempo. Com isto Ele instaurou um reinado que contradiz com os poderes mundanos.
 

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba - MG

Santo do Dia!


São Clemente I

23 de Novembro


A-A+

São Clemente I Com grande alegria e veneração lembramos a vida do terceiro Papa que governou, no primeiro século, a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97.

Sobressai no seu pontificado um documento de primeira grandeza, fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma: a carta aos Coríntios, escrita no ano de 96.

Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto ameaçava desagregação e ruptura.

São Clemente escreve-lhe então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica já então definida nos seus diversos graus: Bispos, Presbíteros e Diáconos.

Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas.

E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.

João, como Apóstolo de Cristo, era sem dúvida uma figura venerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo da cristandade.

Uma tradição, que remonta ao fim do século IV, afirma que São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.


São Clemente I, rogai por nós!
 
 

 

Mensagem do dia

Sexta-Feira, 23 de novembro 2012
O amor nos leva à perfeição
 
 
 
"Carregai-vos uns aos outros no amor de Cristo" (Efésios 4,2b).

Eu suspiro por gastar toda a minha vida amando. Você também precisa suspirar para gastar toda a sua vida por amor e no amor. Isso é o essencial. Deus nos dará a recompensa pelo nosso amor. Esta passagem também está ligada a essa: "O amor cobre uma multidão de pecados" (cf. I Pedro 4,8).

Só pelo amor poderemos fazer com que a salvação de Jesus chegue àqueles que amamos e àqueles que passam pela nossa vida. A tentação tem nos enganado dizendo que não podemos confiar nas pessoas, que precisamos cuidar somente da nossa vida. Não! Não é assim que nós cristãos devemos agir e pensar! Deus está nos dizendo hoje: "Carregai-vos uns aos outros no amor de Cristo"!

O amor nos leva à perfeição; nele está a nossa salvação. Deus nos capacitou para amar. Amor que é suporte, amor que perdoa, amor que luta, que exorta, que se alegra, que chora junto, que anima, que não desiste... amar, amar, sempre amar!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Formações (O caminho fácil para chegar a Jesus Cristo

Imagem de Destaque

O caminho fácil para chegar a Jesus Cristo

A consagração total a Virgem Maria é uma via segura
A+A-


No quinto capítulo do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, São Luís Maria Grignion de Montfort nos apresenta motivos para nos consagrar inteiramente a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. O quinto motivo, apresentado pelo Santo é que a verdadeira devoção a Nossa Senhora é um “caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã” (TVD 152). Neste artigo, trataremos da consagração a Maria como caminho para chegar a Cristo.

São Luís Maria afirma que a consagração é um “caminho fácil que Jesus Cristo abriu ao vir até nós, e no qual não se encontra obstáculo algum para chegar até Ele” (TVD 152). Pode-se chegar à união com Deus por outros caminhos, porém, este serão muito mais difíceis e perigosos, enquanto pelo caminho de Maria passamos mais suave e tranquilamente.

Certamente, neste caminho haverá grandes combates e dificuldades a vencer, mas, nele, Nossa Senhora torna-se presente, próxima de nós, seus servos, para iluminar nossas trevas, esclarecer as nossas dúvidas, confirmar-nos no meio dos nossos temores, sustentar nas lutas e dificuldades. Por isso, esse caminho para encontrar Jesus Cristo é um cheio de rosas e mel em comparação com os outros (cf. TVD 152).


Assista também: "Tratado a Verdadeira Devoção à Virgem Maria", com padre Paulo Ricardo


Os que são consagrados a Maria podem perguntar: "Por que os servos fiéis da Virgem passam por tantos sofrimentos, mais até do que outros que não são tão devotos? São Luís responde a essa questão dizendo que “é bem verdade que os mais fiéis servos da Santíssima Virgem são os seus maiores favoritos. Por isso são eles que recebem dela as maiores graças e favores do céu, a saber, as cruzes” (TVD 154). Porém, ele diz também que “são os servos de Maria que levam essas cruzes com mais facilidade, com maior mérito e glória. Aquilo que deteria mil vezes outras almas ou as faria cair, não os detém nem uma só vez e os faz avançar” (TVD 154).

Portanto, todo aquele que quiser avançar no caminho da perfeição e encontrar, com segurança e perfeitamente, Jesus Cristo deve consagrar-se à Santíssima Virgem, pois este é o caminho aberto pelo próprio Cristo, a Sabedoria de Deus Encarnada. Este é um caminho fácil por causa da “plenitude de graça e de unção do Espírito Santo que o enche. Quem por ele caminha não se cansa nem recua” (TVD 168). Por isso, não tenhamos medo de nos consagrar inteiramente a Maria, pois ela nos leva a Jesus, nos ensina a nos configurar a Ele, que é a finalidade da vida cristã.


Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/tododemaria

Santo do Dia!


Santa Cecília

22 de Novembro


A-A+

Santa Cecília Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto que uma basílica foi construída em sua honra no século V. Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda. A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em igreja, que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas.

No século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa Cecília cujo túmulo e cuja inscrição se encontravam em tão honrosa companhia, para satisfazer a curiosidade deles, foi então publicada uma Paixão, que deu origem à Cecília lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília fora uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão.

Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o anjo. Desse desafio ela conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. Esse ser celeste colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia.

Colocada diante da alternativa de fazer sacrifícios aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, ela respondeu: "É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida". Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou que lhe decapitassem a cabeça.

Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: "Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo". Essas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.

Santa Cecília, rogai por nós!
 
 
 

 

Mensagem do dia

Quinta-Feira, 22 de novembro 2012
Rompa com a sua vida velha
 
 
Depois que Maria Madalena teve seu encontro com Jesus, ela mudou de vida totalmente. E inaugurou uma coisa que naquele tempo não existia: naquela época, a mulher não tinha nenhum valor, nem discípula poderia ser. Ela rompeu uma barreira, porque naquele tempo discípulos eram só homens; de forma que os mestres só tinham discípulos homens.

Ninguém a chamava com tanta ternura. Na hora em que o Senhor a chamou, ela O reconheceu e Lhe respondeu: “Rabôni”, que significa “Mestre”. E Ele a enviou para ser a grande anunciadora de Sua Ressurreição. "Eu vi o Senhor!" diz ela aos demais depois de ter visto Cristo ressuscitado.

Todos nós erramos em tantas coisas, mas Jesus rompe com a vida velha, basta que queiramos romper com ela também: "Eis que tudo se faz novo, passou o que era velho".

“Quanto a mim, repreendo e corrijo todos aqueles a quem amo" (Apocalipse 3,19).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Papa reflete sobre a racionalidade da fé em Deus

Jéssica Marçal
Da Redação



Arquivo/CTV
'A fé, vivida realmente, não entra em conflito com a
ciência, mas coopera com essa', enfatizou Bento XVI
 
 
O Papa Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira, 21, para falar sobre a racionalidade da fé. Ele lembrou que Deus, com sua graça, ilumina a razão e lhe abre horizontes infinitos, de modo que a fé constitui um incentivo para buscar sempre, sem parar e sem aquietar-se “na descoberta inesgotável da verdade e da realidade”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - 21/11/2012

Para exemplificar essa busca incessante que a fé incentiva, o Papa citou Santo Agostinho. Este buscou com inquietação a verdade, perpassando todas as filosofias disponíveis. “A sua cansativa investigação racional é para ele uma significativa pedagogia para o encontro com a Verdade de Cristo. Quando diz: “compreendas para crer e creias para compreender” (Discurso 43, 9:PL 38, 258), é como se contasse a própria experiência de vida”.

O Papa lembrou que a fé católica é racional; o conhecimento da fé não vai contra a razão. Ele afirmou que, diante do desejo pela verdade, somente uma relação harmônica entre fé e razão é o caminho certo que conduz a Deus e à plena realização de si. Nesse sentido, fé e razão se complementam.

“A fé, vivida realmente, não entra em conflito com a ciência, mas coopera com essa, oferecendo critérios basilares para que promova o bem de todos, pedindo-lhe para renunciar somente àquelas tentativas que – opondo-se ao projeto originário de Deus – possam produzir efeitos que se voltam contra o próprio homem”.

Bento XVI também lembrou que, desde o início, a tradição católica rejeitou o chamado fideísmo, que é a vontade de crer contra a razão. Ele destacou que Deus não é um absurdo, mas sim um mistério, que não é irracional, mas tem uma superabundância de sentido, de significado e de verdade.

“Se, olhando para o mistério, a razão vê escuridão, não é porque no mistério não tenha a luz, mas porque existe muita (luz). Assim como quando os olhos do homem se dirigem diretamente ao sol para olhá-lo, veem somente trevas; mas quem diria que o sol não é luminoso, antes a fonte da luz?”, exemplificou.

 

Santo do Dia!


Apresentação de Nossa Senhora no Templo

21 de Novembro


A-A+

Apresentação de Nossa Senhora no Templo A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

"Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente".

A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!
 
 

 

Mensagem do dia

Quarta-Feira, 21 de novembro 2012
Vinde, Espírito Santo!
 
 
A contribuição que precisamos dar à Igreja é o batismo no Espírito Santo. Fazendo com que esse derramamento do Espírito aconteça e que a promessa de Cristo se realize: "(...) Sereis batizados no Espírito Santo" (Atos 1,5).

Nós amamos a Igreja e somos parte dela, por isso precisamos fazer de tudo para que a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo aconteça:

"(...) Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis MINHAS TESTEMUNHAS em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo" (Atos 1,8).

Isso é profético e já está ocorrendo para honra e glória de Deus! O Senhor poderia fazer tudo sozinho; mas Ele determinou fazer em conjunto conosco. Pois quer renovar a Sua Igreja. Esta Igreja concreta – que somos nós – a qual o Senhor está ressuscitando, restaurando, levantando, fazendo dela um grandioso e poderoso exército.

"Espírito, vem dos quatro ventos, sopra sobre estes mortos e eles viverão" (Ezequiel 37,9b).

Por isso, todos nós precisamos pedir: "Vinde, Espírito Santo!"

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova