sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Formações

Imagem de Destaque

Escravos por amor a Jesus Cristo

Faça-se em mim segundo a vossa palavra
"Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado" (Mt 23, 12).

 
Estas palavras de Jesus nos colocam diante de uma realidade fundamental acerca de nossa vocação. Como cristãos, somos chamados a acolher a cruz de Cristo em nossas vidas. Ele se humilhou, assumindo a condição de escravo, cuja vida não pertence a si mesmo, mas ao seu senhor. Como Ele, somos chamados a assumir o "ser servo". Para refletir sobre este tema, é muito importante olharmos para a mãe do Servo Sofredor, para a Virgem Maria.


Na Anunciação de que Nossa Senhora seria a Mãe de Jesus (cf. Lc 1, 31), ela responde ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1, 38). Maria não somente se disse serva, mas se coloca a serviço de sua prima Isabel. Depois da resposta de Maria ao anúncio do anjo, ela visitou sua prima, a qual estava grávida de João Batista. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc, 1, 42b).

 

Assista também: "Tratado a Verdadeira Devoção à Virgem Maria", com padre Paulo Ricardo

 
Maria tinha acabado de chegar. Nem mesmo havia se colocado a serviço e foi exaltada pela saudação de Isabel. Esta declara Maria como a bem-aventurada, a realizada pelo fato de ter acreditado no anúncio do anjo: “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). Mais ainda, Isabel profetiza o cumprimento da anunciação feita pelo anjo.


Depois das palavras inspiradas de Isabel, em Nossa Senhora, no cântico do “Magnificat”, realiza-se a profecia de Isabel. Maria experimenta, naquele momento, a exaltação de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1, 47-48a). Maria foi exaltada logo depois no anúncio do anjo, porque se fez humilde, fez-se serva do Senhor. Cheia do Espírito, Maria profetiza a exaltação que lhe será dada até o fim dos tempos: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz” (Lc 1, 48b).


Como a Virgem Maria, que se fez serva, fez-se escrava do Senhor, somos chamados também a nos fazer servos, escravos por amor do Senhor. Acolhendo com humildade o desígnio de Deus para nós, o Senhor nos promete que seremos exaltados: “quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 12). Certamente, esta exaltação acontece aqui, ainda que não conforme a nossa vontade, e acontecerá plenamente na glória da Jerusalém celeste, onde estaremos na comunhão definitiva com a Santíssima Trindade, a Virgem Maria, os anjos e os santos.

 

Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/tododemaria

Papa reza para que políticos ajam com honestidade

Nicole Melhado
Da Redação


Arquivo
Bento XVI pede particularmente neste mês pelas
Igrejas mais pobres
 
 
Neste mês de setembro, o Papa Bento XVI reza “para que os políticos ajam sempre com honestidade, integridade e amor à verdade”.

E em sua intenção missionária, o Santo Padre pede “para que nas comunidades cristãs aumente a disponibilidade à doação de missionários, sacerdotes e leigos, e de recursos concretos em favor das Igrejas mais pobres”.

Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. Esta iniciativa é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.
Mensagem do dia
Sexta-Feira, 31 de agosto 2012
Só assim faremos a diferença
 
 
Se você quer ter casa para morar, a melhor roupa para vestir, queira isso para seu próximo também. Da mesma forma, se você quer e precisa de um trabalho honrado e um salário digno para sobreviver, se você quer um prato de comida em casa, uma cama para dormir, agasalhos para se proteger do frio, queira tudo isso também para seu próximo. Ame seu próximo como a si mesmo.

O mundo está como está porque chegou-se ao máximo da idolatria e do egocentrismo: o centro de todas as coisas somos nós mesmos. Na realidade há coisas e alimentos para todos, e muitas vezes, em alguns lugares eles estão até sobrando, só que há tanta miséria e tanta injustiça e desigualdade assim porque não sabemos dividir, porque não amamos de fato nossos próximos como deveríamos – como Deus quer que amemos. Quando Deus é que deveria ser o primeiro em tudo e o centro de nossas vidas. Quanto mais amamos ao Senhor, tanto mais nos capacitamos para amar o próximo. Só assim vamos mudar nossa existência, só assim vamos fazer a diferença no ambiente em que vivemos.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Oração não é tempo perdido", diz Papa

Jéssica Marçal, com colaboração de Taysi Santos
Da Redação


Reuters
''João Batista não é apenas um homem de oração, de
contato constante com Deus, mas também um guia
para este relacionamento'', destacou o Papa
 
 
O Papa Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira, 29, à memória litúrgica a São João Batista. Bento XVI destacou que a celebração do martírio de São João Batista ajuda os cristãos a se lembrarem do compromisso com o amor de Cristo, e que esta fidelidade só pode acontecer se for sólido o relacionamento com Deus, de forma que a oração não é tempo perdido.

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 29/08/2012
“Oração não é tempo perdido, não é tirar o tempo das nossas atividades, incluindo as apostólicas, é exatamente o contrário: só se formos capazes de ter uma fiel vida de oração, constante, confiante, será o próprio Deus a nos dar força e capacidade para viver de modo feliz e sereno, superar as dificuldades e testemunhá-Lo com coragem”

O Pontífice lembrou que a oração sempre perpassou a vida de São João Batista, sendo a fonte desse exemplo de força e vida reta e coerente, gasta por Deus para preparar o caminho para Jesus. “Toda a existência do Precursor de Jesus é alimentada por um relacionamento com Deus. (...) Mas João Batista não é apenas um homem de oração, de contato constante com Deus, mas também um guia para este relacionamento”.

O Papa lembrou ainda que as pregações de João Batista procuravam convidar as pessoas não só ao arrependimento, a fim de preparar o caminho para acolher o Senhor, mas também para reconhecer Jesus como o Cordeiro de Deus. “Tem em si a profunda humildade de mostrar Jesus como o verdadeiro Mensageiro de Deus, colocando-se à parte para que Cristo possa crescer, ser escutado e seguido”.

Após a catequese, Bento XVI fez uma saudação aos peregrinos de diversas línguas, entre eles os de Brasil e Portugal:

“Amados peregrinos de Portugal e do Brasil, e demais pessoas de língua portuguesa, sede bem-vindos! Uma saudação particular aos fiéis de Chã Grande, Natal e do Rio de Janeiro. Que o exemplo e a intercessão de São João Batista vos ajudem a viver a vossa entrega a Deus sem reservas, sobretudo por meio da oração e da fidelidade ao Evangelho, para que Cristo cresça em vós, guiando os vossos pensamento e ações. Com estes votos, de bom grado a todos abençôo”

Formações

Imagem de Destaque

Acolhimento, uma forma concreta de amar

Como Dom Bosco, precisamos ser sal e luz no mundo
A+A-


"O Sal é bom. Mas se este perde o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem pra jogar na terra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Lc 14,34-35).

Somos criados por Deus para uma finalidade: sermos Seus filhos e adorá-Lo, por isso o nosso primeiro chamado é a santidade. (cf. Ef 1,4). Se nossa vida perde este sentido primário [a santidade], não serve para mais nada, pois fica sem sabor. Então, seremos apenas seres ambulantes num espaço chamado Terra.

Como consagrados pelo batismo
, escolhidos e separados por Deus e para Ele, recebemos do Senhor uma missão. Porém, cada pessoa chamada recebe dons diferentes para que a missão aconteça com a contribuição de cada um. No entanto, os dons recebidos de Deus precisam ser instrumentos eficazes para nossa vida e para a vida dos outros. O dom se torna "graça" quando colocado à disposição da vida daqueles que nos rodeiam.


Assista também: "Padre Pio: Sal da terra e luz do mundo", com padre Paulo Ricardo


Dom Bosco tinha virtudes espetaculares: a bondade e o acolhimento. A Família Salesiana tem um pouco dessa essência de Dom Bosco, mas para não perdê-la, precisamos renová-la a cada dia.

O acolhimento é, antes de tudo,
ver no outro aquilo que ele é sem colocar-lhe máscaras. Na Canção Nova – um ramo da videira Salesiana –, experimentamos, por meio dos testemunhos dos peregrinos que nos visitam, a eficácia do acolhimento. As pessoas, ao se encontrarem com um membro da Canção Nova, não têm receio de abrir seu coração e partilhar de suas vidas, pois se sentem acolhidas como se fosse pelo próprio Cristo.

Esta é nossa missão: comunicar ao mundo a vida nova que Cristo nos trouxe. Precisamos ser “sal” e dar sabor, com nossa vida de consagrados, à vida dos nossos irmãos. Para que isto aconteça é necessário assumir nossa identidade de consagrados.

Seja qual for o lugar - na escola, no trabalho, na paróquia, no ônibus, em todo tempo e lugar -, sejamos acolhedores. O mundo está carente de amor e nós podemos dar a ele o amor puro e gratuito que recebemos de Deus.

Que o Senhor nos dê esta graça!

Adailton Batista
http://blog.cancaonova.com/metanoia
Mensagem do dia
Quinta-Feira, 30 de agosto 2012
A Palavra de Deus mudou minha vida!
 
 
Posso lhe dizer que foi a Palavra de Deus que mudou a minha vida. Olhando para minha história percebo o quanto ela já fez em mim. Foi a partir do meu Batismo no Espírito Santo que comecei a ter gosto por ela. Eu a comi, a mastiguei, a digeri e a ruminei como um alimento. A minha vida de oração ganhou “sabor e conteúdo”; minha pregação mudou; tornei-me ousado nas coisas de Deus. E os efeitos começaram a contagiar outras pessoas. Hoje ela [Palavra de Deus] é como o sangue em minhas veias.

Está aí a Canção Nova: a TV, a Rádio, a Internet, a Comunidade, os acampamentos... Maravilhas do Senhor têm acontecido na vida de milhares de pessoas no Brasil e em outros países. Tudo por causa da força da Palavra de Deus.

O que seria da Canção Nova se ela não tivesse sido "edificada sobre a rocha" (cf. Mateus 7,24) que é a Palavra de Deus? Posso afirmar: muitas chuvas e ventos nos sacudiram... Mas nós resistimos!

Por isso, peço para você a mesma graça que temos vivido: o Batismo no Espírito Santo. E desejo e peço que você também descubra o tesouro que é a Palavra de Deus, e nela construa a sua casa.

Na certeza de quem experimentou as promessas do Senhor e deseja que elas se concretizem em sua vida também!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Formações

Imagem de Destaque

O sexo e a fidelidade conjugal

Sem fidelidade não há união sólida nem família feliz
A+A-


A Igreja ensina o sentido profundo do sexo; e ele só deve ser vivido no casamento.

“Pela união dos esposos se realiza o duplo fim do matrimônio: o bem dos cônjuges e a transmissão da vida. Esses dois significados ou valores do casamento não podem ser separados sem alterar a vida espiritual do casal e sem comprometer os bens matrimoniais e o futuro da família. Assim, o amor conjugal entre o homem e a mulher atende à dupla exigência da fidelidade e da fecundidade”.

No casamento, a intimidade dos esposos se torna um sinal de comunhão espiritual. "Entre os batizados, os vínculos do matrimônio são santificados pelo sacramento" (Catecismo da Igreja Católica § 2360). O Papa João Paulo II ensinou que: “A sexualidade, mediante a qual o homem e a mulher se doam um ao outro com os atos próprios e exclusivos dos esposos, não é, em absoluto, algo puramente biológico, mas diz respeito ao núcleo íntimo da pessoa humana como tal. Ela só se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integral do amor com o qual homem e mulher se empenham totalmente um para com o outro até a morte” (Familiaris Consortio,11).

Igreja gosta de apresentar aos esposos o exemplo de Tobias e Sara:

“Tobias levantou-se do leito e disse a Sara: “Levanta-te, minha irmã, oremos e peçamos a nosso Senhor que tenha compaixão de nós e nos salve”. Ela se levantou e começaram a orar e a pedir para obterem a salvação. Ele começou dizendo: “Bendito sejas tu, Deus de nossos pais. Tu criaste Adão e para ele criaste Eva, sua mulher, para ser seu sustentáculo e amparo, e para que de ambos derivasse a raça humana. Tu mesmo disseste: 'Não é bom que o homem fique só; façamos-lhe uma auxiliar semelhante a ele'. E agora não é por desejo impuro que tomo esta minha irmã, mas com reta intenção. Digna-te ter piedade de mim e dela e conduzir-nos juntos a uma idade avançada”. E disseram em coro: “Amém, amém”. E se deitaram para passar a noite” (Tb 8,4-9).


Assista também: "Harmônia conjugal e sexual do casal cristão", com prof. Felipe Aquino


“Os atos com os quais os cônjuges se unem íntima e castamente são honestos e dignos. Quando realizados de maneira verdadeiramente humana, significam e favorecem a mútua doação pela qual os esposos se enriquecem com o coração alegre e agradecido” (GS 49,2). A sexualidade é fonte de alegria e de prazer lícitos. Papa Pio XII mostrou claramente a legitimidade do prazer sexual para os cônjuges; o prazer sexual é legítimo para o casal. O próprio Criador estabeleceu que, nesta função (isto é, de geração), os esposos sentissem prazer e satisfação do corpo e do espírito. Portanto, os esposos não fazem nada de mal em procurar este prazer e em gozá-lo. Eles aceitam o que o Criador lhes destinou. Contudo, os esposos devem saber se manter nos limites de uma moderação justa” (Pio XII, discurso de 29 de outubro de 1951).

Sem fidelidade conjugal o casal não tem vida sexual harmoniosa. Ela é a base do casamento; sem isso não há união sólida e família feliz. A infidelidade é hoje uma grande praga para as famílias; por isso a Igreja a combate fortemente: “O casal de cônjuges forma 'uma íntima comunhão de vida e de amor que o Criador fundou e dotou com suas leis. Ela é instaurada pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento pessoal irrevogável' (GS 48, 1). Os dois se doam definitiva e totalmente um ao outro. Não são mais dois, mas formam doravante uma só carne. A aliança contraída livremente pelos esposos lhes impõem a obrigação de a manter una e indissolúvel (Cf. CDC, cân. 1056). 'O que Deus uniu, o homem não separe' (Mc 10,9; Cf. Mt 19,1-12 e CIC §2364)."

"Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido. E, se ela estiver separada, que fique sem se casar ou que se reconcilie com o seu marido. Igualmente o marido, não repudie a sua mulher” (1 Cor 7,10-11). É muito importante entender isto que o Catecismo da Igreja Católica ensina ao casal cristão:
“A fidelidade exprime a constância em manter a palavra dada. Deus é fiel. O sacramento do matrimônio faz o homem e a mulher entrarem na fidelidade de Cristo à sua Igreja. Pela castidade conjugal, eles testemunham este mistério perante o mundo” (CIC §2365).

São João Crisóstomo, bispo de Constantinopla e doutor da Igreja, do século V, sugere aos homens recém-casados que falem assim à sua esposa: “Tomei-te em meus braços, amo-te, prefiro-te à minha própria vida, porque a vida presente não é nada e o meu sonho mais ardente é passá-la contigo, de maneira que estejamos certos de não sermos separados na vida futura que nos está reservada [...]. Ponho teu amor acima de tudo, e nada me seria mais penoso que não ter os mesmos pensamentos que tu tens” (Hom. in Eph. 20,8: PG 62,146-147).


Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Santo do Dia

Martírio de São João Batista

29 de Agosto

A-A+

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista, rogai por nós!
 
 
 
 
 
Mensagem do dia
Quarta-Feira, 29 de agosto 2012
Não nos esqueçamos das graças recebidas
 
 
Durante todos esses anos de um novo derramamento do Espírito Santo de forma marcante, podemos testemunhar os milagres que Deus fez em nós e nos nossos. Não quero testemunhar os milagres físicos que aconteceram, mas salientar aqueles [milagres] que Deus realizou nas diversas “lepras”, muito piores do que aquelas narradas na Palavra de Deus.

Nós estamos assistindo a esta doença terrível que está "pegando" os nossos filhos, as nossas famílias. Essa “lepra” do pecado está pegando como uma epidemia para a qual nós precisamos buscar a cura.

É certo que recebemos muitas graças de Deus, e é preciso que nos recordemos delas, porque nossa memória é muito curta e, com facilidade, nos esquecemos das maravilhas que o Senhor fez em nossas vidas. Quando aparece uma dor ou outro problema qualquer, parece que não tivemos fé nunca e entramos em desespero.

O Senhor, hoje, vem apelar para a nossa fé e dizer-nos: "Filhos, lembrem-se não só dos milagres da Bíblia que Eu, Jesus, realizei, mas dos milagres que realizei na sua vida. Recordem-se também quando oraram por você e você recebeu a cura, a graça e transformação. Assim como Eu usei das águas do Jordão, Eu usei de pessoas porque quero a participação de meus filhos. Voltem a acreditar em Mim e não se deixem levar pelas emoções, que muitas vezes, nos levam à ansiedade, à dor, ao desespero". O desespero é desesperança, e a esperança é o primeiro fruto da fé. Quando a [esperança] perdemos, entramos em desespero, e este não nos leva a nada.

Deus também está nos dizendo: "Se você está desesperado com a sua situação, Eu sou Deus e continuo sendo Deus, e assim continuarei para sempre. Acreditem em Mim. Posso mostrar todas as maravilhas que fiz, todos os milagres que Eu, Jesus, fiz no tempo em que passei na terra. Posso lhe mostrar todos os milagres que os meus apóstolos, discípulos, pessoas simples realizaram, no início do Cristianismo, porque eram cheios do Espírito Santo e acreditaram em Mim. Eu quero citar as graças e os milagres nos quais você já tocou; se não foi você, foi sua família que tocou neles. Além de curas, o maior milagre é a conversão, a mudança de vida. Acreditem em Mim. Eu estou apelando e suplicando isso a vocês, porque, hoje, o mundo precisa reconhecer que Eu sou Deus e continuo sendo o mesmo. O mundo está precisando de milagres. Eu sou o mesmo Deus, e por que é que você não continua sendo o mesmo filho? Para mim, que sou o Senhor, nada é impossível, e tudo é possível àquele que crê".

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Depressão entre os jovens

Cada dia mais, cresce o número de jovens depressivos. Veja o PHN com Dunga. Acompanhe!   

               

Papa envia condolências às vítimas da explosão na Venezuela


Boletim da Santa Sé



O Papa Bento XVI, em mensagem assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, expressou suas condolências pelas vítimas da explosão acontecida nesses últimos dias na refinaria petrolífera de Amuay, na Venezuela. A mensagem foi enviada ao arcebispo de Cumaná e presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Diego Rafael Padrón Sánchez.

Veja abaixo a íntegra da mensagem:

Dom Diego Rafael Padrón Sánchez
Arcebispo de Cumaná e presidente da Conferência Episcopal Venezuelana
Cumaná

Sua Santidade o Papa Bento XVI, profundamente entristecido pela notícia do grave acidente na refinaria de Amuay, Estado Falcon, que fez numerosas vítimas e danos materiais, oferece sufrágios ao senhor pelo eterno descanso dos falecidos, ao mesmo tempo em que deseja expressar sua paterna proximidade espiritual aos feridos, assim como a todos as vítimas e seus familiares.

Além disso, o Papa encoraja toda a comunidade civil e eclesial da Venezuela a prestar com caridade e espírito de solidariedade cristã a ajuda necessária a quantos tenham perdido suas casas ou bens pessoais. Com estes sentimentos, o Santo Padre impõe sobre os afetados e aos que os socorrem a confortadora benção apostólica, como sinal de afeto ao querido povo venezuelano.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado

Santo do Dia

Santo Agostinho

28 de Agosto


A-A+

Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.


Santo Agostinho, rogai por nós!

 
 
 
Mensagem do dia
Terça-Feira, 28 de agosto 2012
Jesus, muda o meu coração
 
 
"Ó meu Deus, Trindade que eu adoro, pacificai a minha alma; fazei dela o vosso céu, vossa morada querida e o lugar do vosso repouso. Que eu não vos deixe nunca só, mas que esteja lá, com todo o meu ser, toda vigilante na minha fé, toda em adoração, toda oferecida à vossa ação criadora" (Beata Isabel da Trindade).

Senhor, perdão por todos os meus pecados e pelos de toda a humanidade. Dá-nos a graça da conversão e mudança de vida. Dá-me o Seu Santo Espírito para que a minha vida seja transformada. Coloca em mim o arrependimento dos meus pecados. Dá-me a contrição perfeita.

Sou pecador, mas digo, como os três Pastorzinhos de Fátima: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para todos os que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam”.

Dá-me, Jesus, uma busca sincera de conversão. Quero mudar de vida. Preciso vencer o mal com o bem, vencendo a doença do pecado que está em mim. Lava-me de todo pecado pela força da Sua presença na Eucaristia, pela força do Seu sangue derramado pelos meus pecados.

Senhor, assumo para mim a vida em santidade e o horror a todo pecado. Dá-me a graça da cura desta doença, que é o pecado em minha vida. Extermina toda lepra que atinge a minha alma. Assumo a santidade que o Senhor tem para mim e digo “não” a todo pecado.

Jesus, muda o meu coração. Eu quero a vida eterna. Senhor, sei que hoje o mais importante é a minha conversão. Converte o meu coração. Esta é a minha maior necessidade. Estou aqui para adorá-Lo, Senhor. É uma imensa graça, para mim, poder expressar com todo o meu ser o quanto te amo. Amém.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Santo do Dia.



Santa Mônica

27 de Agosto


A-A+

Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.

Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".

Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer".

Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade".


Santa Mônica, rogai por nós!
 
 
 

 
Mensagem do dia
Segunda-Feira, 27 de agosto 2012
Eucaristia, o nosso tesouro
 
 
"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele" (João 6,55-56).

Quem recebe a Eucaristia recebe o Corpo do Senhor. É o Senhor que permanece em nós e nós, n’Ele. Diante de tantas dificuldades e tribulações, o nosso auxílio está em Jesus vivo e presente na Eucaristia. Este é o nosso tesouro!

Ore comigo:

"Senhor, te adoro pela Tua humildade em te fazeres presente simplesmente numa hóstia consagrada. Tu és Deus, Rei e Senhor, e toda a minha existência está em Tuas mãos. Tu estás no controle de todas as coisas e de todos os acontecimentos da minha vida. Hoje a minha adoração é esta: colocar a minha vida no controle das Tuas mãos. Não quero mais ficar controlando e dirigindo a minha vida, mas sim, saber que tudo está sendo controlado e regido por Tua autoridade. Essa é a maior graça e segurança para a minha vida. Obrigado porque estás presente na Eucaristia, e dali levanta a Tua súplica ao Pai, por mim. Obrigado, porque pedes por todas as minhas necessidades e colocas em meu coração amor ardente pela Tua presença real no Santíssimo Sacramento. Ofereço a minha vida. É tudo o que tenho, em troca do grande presente: Tu se dás a mim na Eucaristia. Amém!"

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

domingo, 26 de agosto de 2012


Primeiro crer para depois saber, diz Papa sobre a fé dos cristãos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Reuters

Bento XVI no Angelus deste domingo, 26, na residência 
apostólica de Castel Gandolfo, onde passa um período 
de descanso


No Angelus deste domingo, 26, o Papa Bento XVI refletiu sobre o Evangelho de hoje (cf. Jo 6, 60-69) que descreve a reação dos discípulos de Jesus após Ele ter dito: "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu [...] E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo" (Jo 6,51).

O Santo Padre destacou que a reação dos discípulos foi provocada conscientemente pelo próprio Cristo, e mostra que aqueles que o seguiam não compreenderam o significado das palavras que Jesus dizia.

Bento XVI explicou que a afirmação de Jesus era inaceitável para eles, porque "a entendiam em sentido material, enquanto que aquelas palavras preanunciavam o mistério pascal de Jesus, em que Ele daria a si mesmo pela salvação do mundo"

O Evangelho destaca que "a partir de então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele" (Jo 6,66).

Ao ver isso, Jesus perguntou aos apóstolos: "Também vós quereis ir embora?" (Jo 6,67), e como em outras situações, é Pedro que tomou a palavra e respondeu em nome dos doze: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus" (Jo 6,68-69).

Pedro não diz sabemos e acreditamos, mas sim acreditamos e sabemos, explicou o Papa recorrendo aos comentários de Santo Agostinho sobre esta passagem, e destacou:

“Acreditamos para poder saber: Se com efeito, tivéssemos procurado saber antes de acreditar, não teríamos conseguido nem conhecer, nem acreditar. O que acreditamos e o que soubemos? Que Tu és Cristo Filho de Deus, isto é que Tu és a vida eterna e através da tua carne e do teu sangue nos dás aquilo que tu próprio és.”

Bento XVI salientou que Jesus sabia que entre os doze apóstolos havia um que não acreditava: Judas. "Ele poderia ter ido embora, como fizeram os outros discípulos, ou melhor, deveria ter ido embora, se tivesse sido honesto".

“Ao invés, ficou com Jesus”, prosseguiu o Santo Padre. "Ficou não por causa da fé, nem por amor, mas com a intenção secreta de se vingar do Mestre. Por quê? Porque Judas se sentia traído por Jesus, e decidiu que, por sua vez, iria traí-lo", explicou.

Judas era um Zelota, e "queria um Messias vencedor, para guiar uma revolta contra os romanos. Mas Jesus tinha decepcionado essas expectativas. O problema é que Judas não foi embora, e sua culpa mais grave foi a falsidade, que é a marca do diabo. Por isso Jesus disse aos Doze: 'Um de vós é um diabo' (Jo 6,70)”, destacou Bento XVI.

O Papa concluiu com o convite a rezar a Nossa Senhora, “para que nos ajude a crer em Jesus, como São Pedro, e a sermos sempre honestos com Ele e com todos” .Em seguida concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

CNBB conclui reunião sobre projetos litúrgicos

CNBB

Terminou nesta sexta-feira, 24, a reunião da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. O encontro realizado nos dias 23 e 24 de agosto buscou definir, analisar, e avaliar os projetos de liturgia da Igreja no Brasil. A proposta da reunião foi fazer uma avaliação de todas as atividades realizadas este ano no setor litúrgico por parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A comissão é formada por Dom Armando Bucciol, presidente, pelo bispo auxiliar de São Paulo, Dom Edmar Perón, e pelo bispo da Diocese de Crato (CE), Dom Fernando Panico. Os bispos são auxiliados por três assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o responsável pela Pastoral Litúrgica, padre Hernaldo Pinto Farias, no Setor de Música Litúrgica, padre José Carlos Sala, e no Espaço Litúrgico, João Martins.

Na reunião, cada um dos assessores da comissão informou como tem sido o andamento dos trabalhos nas suas respectivas áreas. “Tivemos uma panorâmica da realidade litúrgica no Brasil, assim como nós a percebemos, no debate e na troca de ideias, detectar algumas áreas, atividades, âmbitos, nos quais precisamos trabalhar mais ou de uma maneira diferenciada”, explicou Dom Armando.

Os três bispos responsáveis pelo setor são informados das atividades, dos passos dados e dos programas que anteriormente tinham sido planejados e foram executados. “Partilhamos das dificuldades enfrentadas, propostas, e avaliação de tudo que ocorreu neste último período”, disse o presidente.

“É sempre muito positivo o intercâmbio e ver em conjunto o que compete à comissão litúrgica”, finalizou Dom Armando.

Liturgia e Homilia (21º Domingo Comum) 26-08-2012

Primeira leitura (Josué 24,1-2a.15-17.18b)


Domingo, 26 de Agosto de 2012
21º Domingo Comum

A- A+


Livro de Josué:

Naqueles dias, 1Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus.
2aEntão Josué falou a todo o povo:
15“Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.
16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos, por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18bPortanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 33)


Domingo, 26 de Agosto de 2012
21º Domingo Comum

A- A+


— Provai e vede quão suave é o Senhor.
— Provai e vede quão suave é o Senhor.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor,/ que ouçam os humildes e se alegrem!

— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos,/ e seu ouvido está atento ao seu chamado;/ mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança.
 
— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta./ Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido.

— Muitos males se abatem sobre os justos,/ mas o Senhor de todos eles os liberta./ Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege,/ e nenhum deles haverá de se quebrar.

— A malícia do iníquo leva à morte,/ e quem odeia o justo é castigado./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.


Confira: sugestão de melodia do salmo deste dia



Segunda leitura (Efésios 5,21-32)


Domingo, 26 de Agosto de 2012
21º Domingo Comum

A- A+


Carta de São Paulo apóstolo aos Efésios:

Irmãos: 21Vós, que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo.24Mas, como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos.
25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo!
31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.




Evangelho (João 6,60-69)


Domingo, 26 de Agosto de 2012
21º Domingo Comum

A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”
61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não crêem”.
Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”.
66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele.
67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”
68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.






- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Mensagem do dia

Domingo, 26 de agosto 2012
Nossa melhor oração é a vontade de Deus


"Sei em quem pus a minha confiança" (2 Timóteo 1,12b). O Senhor nos separou para si e para o seu serviço. Nós já não nos pertencemos mais: somos de Deus!

Isso significa que em tudo o que fazemos – trabalhando, conversando, andando, dormindo, estudando, pregando, comendo, enfim, tudo - deve revelar que somos do Senhor e que pertencemos a Ele. Em tudo precisamos agir de acordo com a vontade divina e dar testemunho para nossos irmãos. Até mesmo nosso olhar, sorriso, modo de falar, agir e pensar têm de dar esse testemunho.

Deus nos convida a manter viva em nós a sua Divina Presença em todos os dias de nossas vidas. Onde quer que nos encontremos, a presença do Senhor nos acompanha e nós precisamos refleti-la por meio de todas as atitudes e palavras. Não estamos sozinhos. Esta certeza nos ajuda a não termos medo, porque nosso Deus é um Deus vivo e presente, que está ao nosso lado e caminha conosco.

Todo cristão deve pôr Jesus Cristo no centro de todas as atividades que realiza, pois o nosso trabalho deve ser santificado, santificante e santificador. Nossa melhor oração é a vontade de Deus. Vamos fazer tudo, a partir deste dia, para que em nossas ações Ele se alegre conosco.

Vamos conhecê-Lo cada vez mais, dá-Lo a conhecer e levá-Lo a todos os lugares e pessoas que pudermos. Isso é oração ao ritmo da vida! Isso é trabalho santificado e missão de todos os cristãos.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sábado, 25 de agosto de 2012

Papa contribui para a restauração da Basílica de Santo Agostinho


Rádio Vaticano



O Papa Bento XVI fará uma contribuição pessoal aos trabalhos de restauração da Basílica de Santo Agostinho, localizada na cidade de Annaba, na Argélia. Segundo o jornal vaticano L'Osservatore Romano, além do Pontífice, também contribuíram para a reforma várias autoridades francesas e argelinas, instituições públicas, ordens religiosas e dioceses.

O bispo de Constantine-Hipona, Dom Paul Desfarges, destacou a importância da Basílica de Santo Agostinho diante da “atenção dada pelo Papa à iniciativa”. Ele disse que a ONG Papal Foundation “já havia contribuído, mas Bento XVI, sabendo da necessidade de restauração do antigo templo, quis participar do financiamento com uma contribuição particular”.

“Todos nós sabemos o quanto o Pontífice admira Santo Agostinho. Sabemos também que a Basílica não é apenas um local de culto. Toda a colina de Annaba é um local simbólico, um lugar transcultural, transreligioso, e isso se deve à figura de Santo Agostinho que espalha esses valores através do seu humanismo, fé e cultura”, completou o bispo.

Santo Agostinho nasceu em Tagaste, em 354 d.C., e foi bispo de Hipona (atualmente Annaba) entre 395 e 430 d.C. Ele é considerado uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. (SP)

Santo do Dia

São Luís

25 de Agosto

A-A+

Nós celebramos neste dia a vida do santo, que foi rei da França, Luís IX. Ele nasceu em Poissy a 25 de abril de 1214 e teve a graça de ter uma mãe muito religiosa, tanto assim que o aconselhava depois do Batismo: "Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado ".

A rainha-mãe, Branca de Castela, providenciou ótimos professores e instrutores para uma formação digna do filho, dessa forma quando o pai de Luís morreu, quando este tinha apenas 12 anos, o jovem pôde ser coroado e na idade de 21 anos começar a reger toda a nação, sem esquecer sua realidade de pai e esposo. São Luís era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que, ao ser provocado por nobres, respondia: "Se eu dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia!"

São Luís buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus". Cheio de amor a Cristo, à Igreja e ao Papa, São Luís organizou até mesmo cruzadas a fim de resgatar os lugares santos; certa vez ficou preso durante 5 anos e depois de solto empenhou-se numa outra cruzada que o vitimou com uma peste mortífera (tifo). Ao receber os santos sacramentos esse grande santo entrou no Céu a 25 de agosto de 1270.

Foi canonizado em 1297, pelo Papa Bonifácio VIII.

São Luís, rogai por nós!
 
 

 
Mensagem do dia
Sábado, 25 de agosto 2012
Não desista de ninguém
 
 
Muitas vezes, as pessoas estão tão enleadas em suas vidas, que não têm coragem de largar tudo e seguir Jesus. Por isso, por pior que você seja, por pior que tenha sido ou continue sendo a sua vida, você precisa compreender que deve dar um passo para o Senhor – porque mais do que o seu querer – é Jesus quem quer a sua conversão.

Além de haver pessoas muito más, depravadas, existem também pessoas que se acham "boas" porque não têm grandes pecados e não cometem grandes erros em suas vidas. Mas elas cometem "pequenos pecadinhos" – embora pecadinhos, na realidade, não existam –, e porque não se acham más, não roubam, não matam, nem são como os bandidos e corruptos, também não vão para Jesus. Por essa razão, muitas vezes, a conversão de um "bom" é muito difícil, pois por se considerar bom, não tem coragem de se tornar cristão para valer e ter o seu encontro pessoal com o Senhor.

A todos aqueles que têm uma vida errada e também àqueles de sua família, que estão muito longe do Senhor, eu digo: "Não desanimem! Rezem muito, peçam ao Senhor e suas orações terão efeito".

Se vocês podem falar, falem; se vocês podem fazer, façam tudo o que puderem por essa pessoa que precisa se aproximar de Jesus. E mesmo que ela seja alcoólatra, viciada, depressiva, não a desclassifique. Pois para Deus não existe “lata de lixo” nem para a pior pessoa. Se você já fez tudo o que podia e já não pode mais falar – porque a pessoa já não suporta mais ouvi-lo –, reze, porque é Jesus dizendo: "Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia" (João 6,37-39).

Não desista de ninguém, pois Deus não desiste de nós!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bingo Beneficente!

Na Festa da Padroeira de nossa cidade " Nossa Senhora do Desterro" que vai acontecer do dia 31 de Agosto à 09 de Setembro acontecerão vários eventos, um deles será um Bingo beneficente em pró da reforma da nossa Igreja Matriz, vale apena participar. Compre já sua cartela e ajude nesta obra que visa a recuperação desse patrimônio de nossa cidade.

Adquira sua cartela com as Pastorais e Movimentos, Secretaria Paróquial e Comissão responsável pela festa, pelo preço de R$5,00 (cinco reais).

Veja a data, hora e os prêmios em disputa:

Arquidiocese de Aparecida faz carreata em defesa da vida


Da Redação


Arquivo
Santa Gianna foi beatificada pelo Papa João Paulo II,
em 24 de abril de 1994, no Ano Internacional da Família
 
 
A cidade de Guaratinguetá (SP), terra do primeiro santo brasileiro, será palco de uma carreata em Defesa da Vida neste domingo, 26. “Através dessa carreata queremos mostrar para a sociedade que a Igreja está atenta a essa cultura de morte que vem sendo implantada”, explica Rogério de Brito Moraes, um dos organizadores do evento.
Rogério é membro da Comissão em Defesa da Vida, que está sendo implantada na Arquidiocese de Aparecida. Em unidade com a Pastoral Familiar, a Comissão promove e defende a vida em todas as suas etapas.

“A pastoral familiar está atenta a todos os meios de defender a vida, desde a concepção até a morte natural. A relação com as drogas, pornografia, pedofilia, miséria, tudo isso envolve a defesa da vida.,” esclarece.
Em carro aberto, uma imagem e uma relíquia de Santa Gianna Beretta, símbolo da luta pró-vida, vão percorrer a cidade rumo ao Santuário de Frei Galvão. Os veículos sairão da praça em frente a Igreja do Puríssimo Coração de Maria, a concentração será às 13h30. Na chegada ao Santuário, prevista para às 15h, os fiéis participarão de uma missa.
Além da carreata, um Fórum para discutir o tema, também será promovido pela Pastoral. O evento será em outubro.
São Bartolomeu

24 de Agosto

A-A+

Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47).

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.


São Bartolomeu, rogai por nós!
 
 

 
Mensagem do dia
Sexta-Feira, 24 de agosto 2012
Você cuida dos outros, Deus cuida dos seus
 
 
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família" (Atos 16,31).

Crer, hoje, não é apenas acreditar "de cabeça". Não é apenas acreditar que o Senhor nos manda realizar. Hoje o Senhor nos manda evangelizar! Hoje o Senhor nos diz, como disse a Paulo:

"Não temas! Fala e não te cales. Porque Eu estou contigo. Ninguém se aproxima de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade" (Atos dos Apóstolos 18, 9b-10).

Na sua casa, na sua família, na sua cidade, em seu país e também fora "um povo numeroso lhe é destinado". Vá trabalhar! Vá, não tenha medo, entregue-se ao trabalho do Senhor! Como eu já disse numa pregação: enquanto você cuida dos outros, Deus cuida dos seus. Creia nisso!

Deus é fiel e está com você. Enquanto você está nos grupos de oração, nas pastorais, nas ruas, cuidando e rezando pelos demais, o Senhor está em sua casa cuidando dos seus. Os grandes profetas realizaram maravilhas e fizeram a diferença por onde passaram porque acreditaram no Senhor e foram além de suas próprias aparentes capacidades.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Leigos também são responsáveis no trabalho da Igreja, diz Papa


Rádio Vaticano em inglês


Arquivo
'Essa responsabilidade requer uma mudança de
mentalidade, em particular, sobre o papel do leigo na
Igreja', escreveu Bento XVI
 
 
O Papa Bento XVI enviou uma mensagem por ocasião da 6º Assembleia Ordinária do Fórum Internacional da Ação Católica, que começou na quarta-feira, 22. Neste ano, o tema central do encontro é “Membros leigos da Ação Católica: corresponsabilidade eclesial e social”. Na mensagem enviada pelo Pontífice, ele destacou que os leigos também são responsáveis pelo trabalho da Igreja.

“Essa responsabilidade requer uma mudança de mentalidade, em particular, sobre o papel do leigo na Igreja”, escreveu o Papa. “Eles não devem ser considerados como meros ‘colaboradores’ do clero, mas como pessoas verdadeiramente ‘corresponsáveis’ no trabalho da Igreja”, disse.

O Santo Padre disse que é importante que os leigos sejam bem formados e capazes de fazer “sua própria contribuição específica para a missão da Igreja, de acordo com os ministérios e tarefas em que cada um toma parte na vida da Igreja, e sempre em comunhão amigável com os bispos”.

Bento XVI encorajou os membros da Ação Católica a anunciar a mensagem de Cristo na linguagem do nosso tempo, que tem sido marcado por rápidas transformações sociais e culturais, chamando isso de “o grande desafio da Nova Evangelização”.

Mensagem do dia
Quinta-Feira, 23 de agosto 2012
Alegria e louvor, remédios para o coração
 
 
"Estais sempre alegres, orai incessantemente, dai graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5,16-18).

Existem momentos e situações em nossas vidas nos quais é difícil dar graças a Deus. Como você, eu também já passei por situações assim. Mas tenho aprendido, com a graça de Deus, que quanto mais dolorosos e difíceis são esses momentos, tanto mais nós precisamos nos voltar para Deus, certos de que a Divina Providência nos acompanha e nos assiste. Creia: Deus está em tudo e tem o controle de todas as coisas em suas mãos.

Fomos criados para o louvor, para a adoração e para a ação de graças porque temos origem divina. Nosso lugar é o céu, nossa meta é o céu. De lá viemos e para lá voltaremos com a graça de Deus e os joelhos no chão!

Deus não nos daria uma ordem – como a que nos foi dada nessa passagem bíblica: 1 Tessalonicenses 5,16-18 – se não tivéssemos condições de cumpri-la. O Senhor nos pede que em tudo, em todas as circunstâncias, em qualquer situação - aconteça o que acontecer - demos graças, oremos e estejamos sempre alegres.

Meu filho, minha filha, coragem! A alegria, o louvor, a adoração e a ação de graças são remédios para o coração. Não desanime, vá em frente, coragem!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vai Começar o Novenário de Nossa Senhora do Desterro - Itambé P.E.

 
Neste próximo dia 31 de Agosto terá início o Novenário em homenagem a Nossa Senhora do Desterro na cidade de Itambé com o tema: " É missão da Igreja: Anunciar a palavra de Deus ao mundo" veja o cronograma da festa e os patrocinadores que estão a ajudar a paróquia nesta bela Festa:
 
 
 
 
Não deixe de participar dessa belíssima festa.
 
Esperamos e contamos com a presença de todos vocês, até lá!
 
Jorge Barbosa. 

Formações

Imagem de Destaque

Quem é Jesus Cristo para você?

Hoje, o Senhor lhe faz esta pergunta
A+A-


Em certo momento da nossa vida cristã, nos será revelada a resposta a esta questão. Deus se revela a nós para que O conheçamos e, conhecendo-O, possamos Lhe responder como Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). Naquele momento, Deus-Pai revelou ao discípulo a identidade de Jesus Cristo e isso determinou a vida e a missão do apóstolo, pois o Senhor se revela ao homem para que este seja participante de Sua vida e de Sua ação neste mundo.

Na profissão de fé de Pedro, revela-se o desígnio de Deus a seu respeito. Como primeiro entre os apóstolos, ele é chamado a confirmar, na fé, os seus irmãos. Porém, a sua vocação não se realizou por suas próprias forças. Temos uma prova disso logo depois de Jesus dizer que sobre Pedro edificaria a Sua Igreja e lhe entregaria as chaves do Reino dos Céus (cf. Mt 16, 18-19). O Mestre disse aos discípulos que deveria ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, do sumo sacerdote e dos mestres da Lei, seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia (cf. Mt 16,21).

Pedro, sem pensar muito, disse: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” (Mt 16,22). Tendo ouvido isso, Jesus repreende-o: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” (Mt 16,23). Depois da linda confissão de fé de Simão Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16, 16), ele demonstra que não havia entendido nada do desígnio de Deus a respeito do sacrifício de Jesus, muito menos a respeito dele.


Assista também: "Estudo: A profissão de Fé de Pedro", com Denis Duarte


Isso fica, claro, quando Jesus é preso no Monte das Oliveiras. Pedro, tentando defender o Mestre, toma a espada e corta a orelha de um dos servos dos sumo sacerdote (cf. Jo 18,10). Novamente, Simão é repreendido por Jesus que diz: “Guarda a tua espada na bainha. Será que não vou beber o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18,11). Logo depois, Pedro seguiu Jesus e foi interrogado, por três vezes, se ele não era um dos discípulos de Cristo. Ele negou Jesus nessas três vezes e, como havia sido dito pelo Mestre, imediatamente o galo cantou (cf. Jo 18, 13-27).

Mesmo depois de tudo isso, Jesus aparece para os discípulos e confirma a missão de Pedro, perguntando-lhe, por três vezes se ele O amava. Pedro, por sua vez, repete também por três vezes que O ama. Em resposta, por três vezes, Jesus confirma-o dizendo: “Apascenta as minhas ovelhas”. Depois, Ele continuou dizendo com que tipo de morte Pedro glorificaria a Deus (cf. Jo 21,15-20).

Como compreender que Pedro, depois de tudo o que fez, decepcionado consigo mesmo, ainda poderia realizar a missão que Jesus lhe confiou? Para responder esta questão, nos voltamos para o acontecimento do Pentecostes. Depois, da morte, ressurreição e ascensão de Jesus, em obediência a Ele, os apóstolos e discípulos estavam reunidos em Jerusalém, juntamente com a Virgem Maria (cf. At 1, 14). Eles estavam unidos em oração quando receberam o Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2, 4).

Depois de receber o dom do Espírito, Pedro começou a pregar e, de uma só vez, mais de três mil pessoas se converteram. O segredo do êxito de Pedro foi a fidelidade na oração em comum, juntamente com Maria, a Mãe de Jesus. Se queremos ser fiéis à vocação que o Senhor nos confiou, perseveremos na oração na Igreja, em comunidade, junto com Nossa Senhora. Maria, que é cheia do Espírito Santo, nos dá a docilidade necessária para a ação do Espírito em nós. Pelo mesmo Espírito, professamos a nossa fé em Jesus Cristo e podemos ser fiéis à vocação que Ele nos confiou.
 

 
Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/tododemaria